Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAR E ATUAR: (RE)PENSANDO A FORMAÇÃO DOCENTE EM FÍSICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95865
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1597
    "inscrito_id" => 7074
    "titulo" => "EDUCAR E ATUAR: (RE)PENSANDO A FORMAÇÃO DOCENTE EM FÍSICA"
    "resumo" => "O docente, em qualquer contexto de ensino, assume a necessidade da utilização não apenas da fala para comunicar-se, mas da expressão corporal, da modulação de suas emoções, da consciência do corpo, da voz e do lugar que assume perante o outro com quem deve manter uma relação dialética. Seu modo de falar, de caminhar, de olhar, de ouvir ou simplesmente de manter-se em silêncio, observando atentamente os demais ao seu redor, pode afetar significativamente a atenção e o interesse do seu interlocutor, consequentemente, interferir nos processos de ensino-aprendizagem. Todavia, nota-se que esse “saber docente” é comumente negligenciado na formação de licenciandos em Física, principalmente ao que tange o uso da linguagem e da comunicação, competências intimamente ligadas ao teatro. Certamente que, tão complexo quanto à formação docente, por sua vez, é a formação profissional em artes cênicas, de forma que não se pretende minimizar, simplificar ou resumir essa última em uma “prática utilizável” por professores. Desse modo, objetiva-se discutir uma aproximação entre o educar e o atuar com o intuito de levantar saberes que são caros às duas áreas, muito embora negligenciados pela segunda. Nesse movimento de (re)pensar a formação de docentes em Física sob uma perspectiva mais humanística, nos deparamos com os “jogos teatrais” enquanto estratégia metodológica e recurso formativo, idealizados pela autora e diretora de teatro, Viola Spolin. Em linhas gerais, nota-se que os jogos teatrais podem configurar-se em uma forma concreta de método do teatro capaz de favorecer e desenvolver a consciência corporal, de voz, de espaço, bem como estimular a criatividade e a espontaneidade. Espera-se que esse estudo e discussões possam constituir-se enquanto subsídio teórico para reflexão e possível reformulação da formação docente em Física, especialmente no tocante aos saberes essenciais à prática docente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID7074_TB1597_04102023205830.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATÁLIA NOELMA ANTUNES DE LIRA"
    "autor_nome_curto" => "NATÁLIA ANTUNES"
    "autor_email" => "nataliaantunes@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95865
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1597
    "inscrito_id" => 7074
    "titulo" => "EDUCAR E ATUAR: (RE)PENSANDO A FORMAÇÃO DOCENTE EM FÍSICA"
    "resumo" => "O docente, em qualquer contexto de ensino, assume a necessidade da utilização não apenas da fala para comunicar-se, mas da expressão corporal, da modulação de suas emoções, da consciência do corpo, da voz e do lugar que assume perante o outro com quem deve manter uma relação dialética. Seu modo de falar, de caminhar, de olhar, de ouvir ou simplesmente de manter-se em silêncio, observando atentamente os demais ao seu redor, pode afetar significativamente a atenção e o interesse do seu interlocutor, consequentemente, interferir nos processos de ensino-aprendizagem. Todavia, nota-se que esse “saber docente” é comumente negligenciado na formação de licenciandos em Física, principalmente ao que tange o uso da linguagem e da comunicação, competências intimamente ligadas ao teatro. Certamente que, tão complexo quanto à formação docente, por sua vez, é a formação profissional em artes cênicas, de forma que não se pretende minimizar, simplificar ou resumir essa última em uma “prática utilizável” por professores. Desse modo, objetiva-se discutir uma aproximação entre o educar e o atuar com o intuito de levantar saberes que são caros às duas áreas, muito embora negligenciados pela segunda. Nesse movimento de (re)pensar a formação de docentes em Física sob uma perspectiva mais humanística, nos deparamos com os “jogos teatrais” enquanto estratégia metodológica e recurso formativo, idealizados pela autora e diretora de teatro, Viola Spolin. Em linhas gerais, nota-se que os jogos teatrais podem configurar-se em uma forma concreta de método do teatro capaz de favorecer e desenvolver a consciência corporal, de voz, de espaço, bem como estimular a criatividade e a espontaneidade. Espera-se que esse estudo e discussões possam constituir-se enquanto subsídio teórico para reflexão e possível reformulação da formação docente em Física, especialmente no tocante aos saberes essenciais à prática docente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID7074_TB1597_04102023205830.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATÁLIA NOELMA ANTUNES DE LIRA"
    "autor_nome_curto" => "NATÁLIA ANTUNES"
    "autor_email" => "nataliaantunes@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O docente, em qualquer contexto de ensino, assume a necessidade da utilização não apenas da fala para comunicar-se, mas da expressão corporal, da modulação de suas emoções, da consciência do corpo, da voz e do lugar que assume perante o outro com quem deve manter uma relação dialética. Seu modo de falar, de caminhar, de olhar, de ouvir ou simplesmente de manter-se em silêncio, observando atentamente os demais ao seu redor, pode afetar significativamente a atenção e o interesse do seu interlocutor, consequentemente, interferir nos processos de ensino-aprendizagem. Todavia, nota-se que esse “saber docente” é comumente negligenciado na formação de licenciandos em Física, principalmente ao que tange o uso da linguagem e da comunicação, competências intimamente ligadas ao teatro. Certamente que, tão complexo quanto à formação docente, por sua vez, é a formação profissional em artes cênicas, de forma que não se pretende minimizar, simplificar ou resumir essa última em uma “prática utilizável” por professores. Desse modo, objetiva-se discutir uma aproximação entre o educar e o atuar com o intuito de levantar saberes que são caros às duas áreas, muito embora negligenciados pela segunda. Nesse movimento de (re)pensar a formação de docentes em Física sob uma perspectiva mais humanística, nos deparamos com os “jogos teatrais” enquanto estratégia metodológica e recurso formativo, idealizados pela autora e diretora de teatro, Viola Spolin. Em linhas gerais, nota-se que os jogos teatrais podem configurar-se em uma forma concreta de método do teatro capaz de favorecer e desenvolver a consciência corporal, de voz, de espaço, bem como estimular a criatividade e a espontaneidade. Espera-se que esse estudo e discussões possam constituir-se enquanto subsídio teórico para reflexão e possível reformulação da formação docente em Física, especialmente no tocante aos saberes essenciais à prática docente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.