Este artigo problematiza a possibilidade de implementação de recursos tecnológicos no âmbito da educação estatística. Especificamente, o trabalho emerge de discussões realizadas na formação inicial de professores de matemática. A proposta considera as habilidades presentes na unidade temática de matemática e suas tecnologias da Base Nacional Comum Curricular e tem como objetivo promover aprendizagem relativa à análise gráfica de dados estatísticos mediadas pelo Gapminder. O referencial da hierarquia de compreensão gráfica de dados estatísticos é utilizada como aporte teórico para análises de possíveis potencialidades da proposta. A organização metodológica da proposta adota a dimensão do ciclo investigativo com suas fases delimitadas, problema, planejamento, dados, análise e conclusão. A implementação do Gapminder como recurso é vista como uma possibilidade para abordar problemáticas de contextos reais, a partir de dados que o website permite explorar e que podem oportunizar situações favoráveis ao desenvolvimento de conhecimentos estatísticos. Sob o ponto de vista da formação inicial, a proposta evidencia a apropriação de uma organização didática com implementação de recursos tecnológicos para a prática no ensino de estatística e os resultados que advém dessa organização podem favorecer a aprendizagem da estatística. A inserção do recurso tecnológico Gapminder é uma possibilidade de fomentar a educação estatística mediada por tecnologia.