Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: RELATOS DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95674
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1357
    "inscrito_id" => 12593
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: RELATOS DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "O uso de novas metodologias de ensino tem ganhado espaço na discussão sobre os moldes atuais de educação, com vistas a superação de um modelo tradicional e verticalizado de ensino. Essas novas metodologias têm como meta tornar os alunos participantes ativos do seu processo de aprendizagem. Assim, a metodologia ativa é um conjunto de estratégias pedagógicas que envolvem os alunos em seu próprio processo de aprendizagem. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo, apresentar os relatos de experiência vividos entre alunos e professores de uma escola municipal, participantes de um projeto interdisciplinar, correlacionando esses relatos às teorias educacionais, bem como às pesquisas acadêmicas que fundamentam as metodologias ativas. Para realização desse estudo, foram coletados os relatos de três professores e quatro alunos, sujeitos participantes do projeto desenvolvido na unidade escolar localizada na cidade de Taperoá, no estado da Paraíba. Foram utilizados ainda,estudos e textos científicos extraídos das bases de dados da Scielo, que fundamentam a importância e os resultados esperados com a prática de ensino discutida. Como produto dessa experiência, foram realizadas mostras dos trabalhos desenvolvidos e apresentações culturais que integraram a culminância do projeto. Os resultados do trabalho possibilitaram entender que, o uso de uma metodologia ativa, favorece a qualidade de ensino e possibilita a aprendizagem dos alunos, onde esses relacionam de maneira mais efetiva, os conteúdos dos componentes curriculares às suas realidades."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID12593_TB1357_03052023120946.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "YURI GABRIEL PAULO EPAMINONDAS"
    "autor_nome_curto" => "YURI"
    "autor_email" => "epaminondasyuri@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95674
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1357
    "inscrito_id" => 12593
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: RELATOS DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "O uso de novas metodologias de ensino tem ganhado espaço na discussão sobre os moldes atuais de educação, com vistas a superação de um modelo tradicional e verticalizado de ensino. Essas novas metodologias têm como meta tornar os alunos participantes ativos do seu processo de aprendizagem. Assim, a metodologia ativa é um conjunto de estratégias pedagógicas que envolvem os alunos em seu próprio processo de aprendizagem. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo, apresentar os relatos de experiência vividos entre alunos e professores de uma escola municipal, participantes de um projeto interdisciplinar, correlacionando esses relatos às teorias educacionais, bem como às pesquisas acadêmicas que fundamentam as metodologias ativas. Para realização desse estudo, foram coletados os relatos de três professores e quatro alunos, sujeitos participantes do projeto desenvolvido na unidade escolar localizada na cidade de Taperoá, no estado da Paraíba. Foram utilizados ainda,estudos e textos científicos extraídos das bases de dados da Scielo, que fundamentam a importância e os resultados esperados com a prática de ensino discutida. Como produto dessa experiência, foram realizadas mostras dos trabalhos desenvolvidos e apresentações culturais que integraram a culminância do projeto. Os resultados do trabalho possibilitaram entender que, o uso de uma metodologia ativa, favorece a qualidade de ensino e possibilita a aprendizagem dos alunos, onde esses relacionam de maneira mais efetiva, os conteúdos dos componentes curriculares às suas realidades."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID12593_TB1357_03052023120946.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "YURI GABRIEL PAULO EPAMINONDAS"
    "autor_nome_curto" => "YURI"
    "autor_email" => "epaminondasyuri@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O uso de novas metodologias de ensino tem ganhado espaço na discussão sobre os moldes atuais de educação, com vistas a superação de um modelo tradicional e verticalizado de ensino. Essas novas metodologias têm como meta tornar os alunos participantes ativos do seu processo de aprendizagem. Assim, a metodologia ativa é um conjunto de estratégias pedagógicas que envolvem os alunos em seu próprio processo de aprendizagem. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo, apresentar os relatos de experiência vividos entre alunos e professores de uma escola municipal, participantes de um projeto interdisciplinar, correlacionando esses relatos às teorias educacionais, bem como às pesquisas acadêmicas que fundamentam as metodologias ativas. Para realização desse estudo, foram coletados os relatos de três professores e quatro alunos, sujeitos participantes do projeto desenvolvido na unidade escolar localizada na cidade de Taperoá, no estado da Paraíba. Foram utilizados ainda,estudos e textos científicos extraídos das bases de dados da Scielo, que fundamentam a importância e os resultados esperados com a prática de ensino discutida. Como produto dessa experiência, foram realizadas mostras dos trabalhos desenvolvidos e apresentações culturais que integraram a culminância do projeto. Os resultados do trabalho possibilitaram entender que, o uso de uma metodologia ativa, favorece a qualidade de ensino e possibilita a aprendizagem dos alunos, onde esses relacionam de maneira mais efetiva, os conteúdos dos componentes curriculares às suas realidades.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.