GENÉTICA: APRIMORANDO O CONHECIMENTO POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA APLICADA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE TEMPO INTEGRAL EM SOBRAL-CE
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95619 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1285 "inscrito_id" => 5889 "titulo" => "GENÉTICA: APRIMORANDO O CONHECIMENTO POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA APLICADA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE TEMPO INTEGRAL EM SOBRAL-CE" "resumo" => "O ensino de Genética muitas vezes não é interligado ao cotidiano e a práticas, sendo assim, os alunos possuem muita dificuldade no conteúdo de Genética, pelo vocabulário amplo e a matemática, desse modo, se limita tentando apenas decorar os termos sem conseguir relacionar com o cotidiano e saber da sua importância. Essa pesquisa visa apresentar as maiores dificuldades encontradas pelos discentes acerca da Genética e minimizar a dificuldade com a utilização de sequência didática. Desse modo, a sequência didática, foi desenvolvida por um bolsista da Capes, atuante no programa Federal Residência Pedagógica, que reside na EEMTI Sinhá Sabóia em Sobral, Estado do Ceará; a criação do material ocorreu através da plataforma digital Canva. Dessa maneira, a sequência é composta por três atividades, sendo um mapa mental incompleto, um jogo de relação fenótipo/genótipo e ambiente e um jogo de cartas denominado Mendelian Card Game: um jogo de cartas envolvente e educativo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "662a6ebc005bd_25042024115452.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => "2024-04-25 11:54:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RODRIGUO GOMES CAMILO" "autor_nome_curto" => "RODRIGUO GOMES" "autor_email" => "rodriguogomesbio@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95619 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1285 "inscrito_id" => 5889 "titulo" => "GENÉTICA: APRIMORANDO O CONHECIMENTO POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA APLICADA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE TEMPO INTEGRAL EM SOBRAL-CE" "resumo" => "O ensino de Genética muitas vezes não é interligado ao cotidiano e a práticas, sendo assim, os alunos possuem muita dificuldade no conteúdo de Genética, pelo vocabulário amplo e a matemática, desse modo, se limita tentando apenas decorar os termos sem conseguir relacionar com o cotidiano e saber da sua importância. Essa pesquisa visa apresentar as maiores dificuldades encontradas pelos discentes acerca da Genética e minimizar a dificuldade com a utilização de sequência didática. Desse modo, a sequência didática, foi desenvolvida por um bolsista da Capes, atuante no programa Federal Residência Pedagógica, que reside na EEMTI Sinhá Sabóia em Sobral, Estado do Ceará; a criação do material ocorreu através da plataforma digital Canva. Dessa maneira, a sequência é composta por três atividades, sendo um mapa mental incompleto, um jogo de relação fenótipo/genótipo e ambiente e um jogo de cartas denominado Mendelian Card Game: um jogo de cartas envolvente e educativo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "662a6ebc005bd_25042024115452.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => "2024-04-25 11:54:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RODRIGUO GOMES CAMILO" "autor_nome_curto" => "RODRIGUO GOMES" "autor_email" => "rodriguogomesbio@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }