Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LABPARATODOS - LABORATÓRIO DIGITAL E INCLUSIVO DE PARASITOLOGIA: PROPOSTA METODOLÓGICA DE ACESSIBILIDADE NAS AULAS PRÁTICAS DE MICROSCOPIA

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O ensino da Parasitologia nos cursos de Ciências Biológicas objetiva fornecer informações sobre os parasitos, sejam eles protozoários, helmintos ou artrópodes, envolvidos nas infecções e infestações parasitárias frequentes no país e seus impactos na saúde. Para concretizar seu processo de ensino-aprendizagem, as aulas práticas de microscopia são fundamentais. Justamente empenhando-se em aproximar o estudante com deficiência visual do acesso a um ensino equitativo que é feita a proposta do Laboratório Digital e Inclusivo de Parasitologia, o LabPARAtodos, que constitui-se como uma plataforma on-line composta por um banco de dados de imagens de lâminas parasitológicas de alta resolução (laminário digital), descrições textuais e audiodescrição (AD) das imagens, a partir da transposição do que é essencialmente restrito ao sensório visual para uma linguagem fonética e tornando o ensino mais atrativo, cognoscível e irrestrito. O trabalho visa descrever a elaboração de um protocolo de AD científica de imagens de microscopia parasitológicas para composição do acervo do LabPARAtodos. O protocolo foi comporto pelas etapas de: caracterização das imagens; procedimento de AD científica; revisão; e avaliação. Inicialmente, realizou-se levantamento bibliográfico referente à inclusão, acessibilidade, tecnologias assistivas, audiodescrição. Na sequência, determinou-se um protocolo operacional padrão que permitisse a replicação e reprodução da técnica de AD aplicada a imagens microscópicas de parasitos, tornando o material acessível e disponível a todos. O LabPARAtodos apresenta-se como uma ferramenta que favorece a inclusão de estudantes no âmbito das Ciências Biológicas. Sua construção perpassa um processo sistematizado de reconhecimento do campo da lâmina a ser descrito, descrição técnica, revisão científica, readequação linguística e refinamento por revisores cegos até atingir o produto. O projeto é uma iniciativa pioneira que abre novos horizontes para o ensino prático de disciplinas biológicas como um todo, demonstrando que é possível unir o universo imagético ao perceptível, tornando o visível em audível.

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