Este estudo objetiva refletir as características, os objetivos e as atribuições do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em contexto de inclusão escolar, partindo do texto da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008). Apoiando-se na abordagem qualitativa, o trabalho realiza uma pesquisa documental acerca da temática, tomando por base o texto do referido documento e de outros que complementam suas diretrizes nos últimos anos. Como resultados, conclui-se que as características e funções atribuídas ao AEE, em tempos de inclusão escolar, levam a pensar nas contribuições da PNEEPEI (2008) para a melhor compreensão e organização desse serviço, aspectos estes indefinidos ao longo da história da Educação Especial. Mesmo com as grandes contribuições dos dispositivos legais, evidenciou-se que muitos são os desafios encontrados para a efetividade do trabalho do AEE em tempos de inclusão escolar, apesar dos 15 anos após a publicação da PNEEPEI (2008), e das redefinições da Educação Especial nesse novo contexto de ensino. Nesse sentido, questiona-se a complexidade da formação dos professores do AEE, na medida em que ela destina-se a atender, exclusivamente, às múltiplas funções do serviço. É necessário pensar numa formação que prime pela reflexão, o compartilhamento de vivências e de estratégias de inclusão dos estudantes, pois do contrário, continuará se produzindo na escola a ideia de um professor multifuncional, dotado de conhecimentos diversos e único responsável pela inclusão.