É inegável a importância atribuída à educação quando relacionamos a escolarização do individuo com a melhoria de sua qualidade de vida. Com os avanços sociais decorrentes da globalização que o país vem enfrentando nas ultimas décadas, vemos cada vez mais a necessidade de nos qualificarmos para atendermos as novas exigências determinadas pelo mundo moderno. Assim o ensino superior apresenta uma importância crucial quando relacionamos a este, valores maiores de salários que contribuem para uma maior expectativa de vida das pessoas e redução das desigualdades sociais. Diante do exposto, o presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa realizada com estudantes de uma turma do terceiro ano do ensino médio de um colégio estadual, situado no município de Governador Mangabeira-BA, cujo objetivo foi de analisar as perspectivas e os desafios dos estudantes concluintes do ensino médio quanto ao ingresso no ensino superior, bem como identificar os fatores relacionados com tais perspectivas. A fim de cumprir o objetivo proposto, utilizamos como instrumento para coleta de dados, um questionário semiestruturado contendo questões abertas e fechadas e aplicadas a um total de 29 estudantes. Os resultados da investigação demonstraram o quanto que o ensino superior ainda tem se mostrado distante da realidade destes estudantes, evidenciando as influências exercidas pelos fatores sociais e econômicos nas perspectivas dos mesmos.