FORMAÇÃO INICIAL E CONTÍNUA NA DOCÊNCIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO PIBID/GEOGRAFIA/UEPB NA E.E.E.F.M. SÃO SEBASTIÃO, CAMPINA GRANDE/PB.
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9885 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 491 "inscrito_id" => 360 "titulo" => "FORMAÇÃO INICIAL E CONTÍNUA NA DOCÊNCIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO PIBID/GEOGRAFIA/UEPB NA E.E.E.F.M. SÃO SEBASTIÃO, CAMPINA GRANDE/PB." "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID está inserido nas políticas de formação docente inicial e contínua. Visa o fortalecimento das licenciaturas nas universidades públicas federais e estaduais, ao ingressar o licenciando na escola sob a orientação do Coordenador de Área e supervisão do professor da Educação Básica, ao passo que contribui para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem a partir de práticas educativas inovadoras. Outro aspecto importante proporcionado pelo PIBID é a contribuição na formação continuada do docente, pois suas práticas precisam ser repensadas e atualizadas, visto que o professor precisa estar informado e qualificado para garantir seu espaço na escola e dinamizar sua atuação profissional. O programa vem se consolidando como uma importante ação do país com a formação inicial e continuada de professores e pode ser identificado como “uma nova proposta de incentivo” e valorização do magistério e possibilitando aos futuros professores e atuais professores (supervisores) a busca por experiências metodológicas inovadoras que possibilitem uma melhor compreensão por parte dos educandos envolvidos no projeto. Desta forma, o presente trabalho tem por finalidade analisar as experiências desenvolvidas no âmbito do PIBID/ CAPES/ UEPB, subprojeto Geografia, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio São Sebastião, Campina Grande – PB, bem como relatar suas contribuições para a formação inicial e contínua dos bolsistas inseridos no programa. O referencial teórico aportou-se em escritores que abordam sobre a importância da formação do profissional da educação, mais especificamente do professor de Geografia. A metodologia utilizada ancorou-se na abordagem qualitativa através das experiências como Professor Supervisor do programa PIBID na escola supracitada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Práticas de Gestão Pedagógica no âmbito do PIBID" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO INICIAL, FORMAÇÃO CONTÍNUA, PIBID" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_03_11_2014_12_33_19_idinscrito_360_69241cc26fd40ae7dd6c76d91fede79b.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GIUSEPP CASSIMIRO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "GIUSEPP" "autor_email" => "g.sepp@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9885 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 491 "inscrito_id" => 360 "titulo" => "FORMAÇÃO INICIAL E CONTÍNUA NA DOCÊNCIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO PIBID/GEOGRAFIA/UEPB NA E.E.E.F.M. SÃO SEBASTIÃO, CAMPINA GRANDE/PB." "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID está inserido nas políticas de formação docente inicial e contínua. Visa o fortalecimento das licenciaturas nas universidades públicas federais e estaduais, ao ingressar o licenciando na escola sob a orientação do Coordenador de Área e supervisão do professor da Educação Básica, ao passo que contribui para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem a partir de práticas educativas inovadoras. Outro aspecto importante proporcionado pelo PIBID é a contribuição na formação continuada do docente, pois suas práticas precisam ser repensadas e atualizadas, visto que o professor precisa estar informado e qualificado para garantir seu espaço na escola e dinamizar sua atuação profissional. O programa vem se consolidando como uma importante ação do país com a formação inicial e continuada de professores e pode ser identificado como “uma nova proposta de incentivo” e valorização do magistério e possibilitando aos futuros professores e atuais professores (supervisores) a busca por experiências metodológicas inovadoras que possibilitem uma melhor compreensão por parte dos educandos envolvidos no projeto. Desta forma, o presente trabalho tem por finalidade analisar as experiências desenvolvidas no âmbito do PIBID/ CAPES/ UEPB, subprojeto Geografia, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio São Sebastião, Campina Grande – PB, bem como relatar suas contribuições para a formação inicial e contínua dos bolsistas inseridos no programa. O referencial teórico aportou-se em escritores que abordam sobre a importância da formação do profissional da educação, mais especificamente do professor de Geografia. A metodologia utilizada ancorou-se na abordagem qualitativa através das experiências como Professor Supervisor do programa PIBID na escola supracitada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Práticas de Gestão Pedagógica no âmbito do PIBID" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO INICIAL, FORMAÇÃO CONTÍNUA, PIBID" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_03_11_2014_12_33_19_idinscrito_360_69241cc26fd40ae7dd6c76d91fede79b.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GIUSEPP CASSIMIRO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "GIUSEPP" "autor_email" => "g.sepp@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }