O presente trabalho apresenta o Projeto Ressignificando A Leitura e a Prática Autoral: Pequenos Leitores... Pequenos Escritores, desenvolvido por bolsistas, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará, na sala do 2° ano B do turno da tarde, da escola da rede municipal de ensino Marcos Valentim Pereira de Souza, em Fortaleza - CE. O processo de ensino-aprendizagem, tendo como foco a leitura e a escrita, tem sido alvo de constantes preocupações e intervenções para a melhoria dos índices educacionais. Uma pretensão atual é a formação leitores e escritores no espaço escolar permitindo aos alunos da educação básica o contato com diversidade de gênero textual, contribuindo para a associação do uso social da leitura que estão para além do código escrito. Esse trabalho objetiva apresentar como este projeto tem ocorrido e contribuído no que concerne ao estímulo e desenvolvimento da leitura como um hábito permanente, propiciando fortalecimento e avanço nos níveis das hipóteses alfabéticas baseado nas teorias de Ferreiro e Teberosky (1999), de forma a desenvolver um ambiente de sujeitos leitores e escritores. Nossa abordagem resulta de uma análise qualitativa de aproximadamente vinte dias na sala em questão, na qual podemos constatar como principais dificuldades a prática da leitura e aquisição da escrita. Surge então a iniciativa de elaboração desse projeto, que ocorre dois dias na semana, nas segundas e sextas- feira, com os 19 alunos do horário da tarde com atividades previamente planejadas, quatro aulas por semana, com duração de quatro meses – sendo iniciado em agosto e encerrando em novembro do ano atual. Como resultados, mesmo que de forma preliminar, pois o projeto encontra-se em andamento, apresentamos avanços na apropriação tanto da leitura como da escrita de todos os alunos. Percebemos que os alunos demonstraram dificuldades para iniciar as atividades, devido às dificuldades de produção escrita, embora eles tenham se envolvido bem. A interação que houve que entre os alunos para tirar as dúvidas favoreceu muito. A maioria deles foram desenvolvendo suas produções mediante o nosso acompanhamento individual com cada aluno e passaram a interpretar os textos de maneira mais consciente. Nota-se que o projeto adquiriu um caráter inovador, criativo, dinâmico e tem apresentado sua eficácia de forma gradual e válida. Percebemos avanços tímidos, mas satisfatórios. Talvez o tempo, seja um empecilho momentâneo para o alcance de maiores resultados, mas as intervenções até aqui realizadas, contribuíram positivamente para a aprendizagem dos alunos.