O presente artigo tem por finalidade socializar os resultados de um estudo bibliográfico e documental feito em sala de aula, no curso de pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba, Grande-PB. O nosso objetivo é investigar o papel das práticas e vivencias pedagógicas no desenvolvimento da escrita de crianças na educação infantil.Quando se trata de educação infantil é de bastante relevância considerar alguns pontos específicos e fundamentais da criança. Deve-se levar em consideração que trabalhar com crianças é trabalhar com seres em desenvolvimento psicológicos e físicos, dotados de energia e capacidades que precisam ser exploradas e trabalhadas. A ação pedagógica junto às crianças reflete-se na construção de suas singularidades e no desenvolvimento da oralidade e progressivamente, da escrita. Entendemos que é de fundamental importância que é escola tenha um trabalho pedagógico voltado para a escrita, pois não estar no ato apenas de escrever vai bem mais além, está também de descobrimento e compreensão do mundo.Mas um ambiente só se torna alfabetizador quando ele permite que a criança participe de atividades que explorem a leitura e a escrita porque é a partir das mesmas que as crianças começam a perceber qual é o verdadeiro sentido de ler e escrever.A reflexão se dá à luz de estudiosos como:, Ferreiro (2007),Smolka (2002), Brasil (2010, 1998), dentre outros.Os resultados desse trabalho evidenciam a importância de incentivar a linguagem escrita das crianças e assim inseri-las em práticas discursivas contextualizadas e significativas. Ademais, as crianças precisam ter acesso às diferentes linguagens, garantindo-se a elas o progressivo domínio de vários gêneros e experiências narrativas, de apreciação e interação com a linguagem escrita.