LINGUAGEM ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: FORMAS DE CONHECER O MUNDO
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9892 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 344 "inscrito_id" => 346 "titulo" => "LINGUAGEM ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: FORMAS DE CONHECER O MUNDO" "resumo" => "O presente artigo tem por finalidade socializar os resultados de um estudo bibliográfico e documental feito em sala de aula, no curso de pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba, Grande-PB. O nosso objetivo é investigar o papel das práticas e vivencias pedagógicas no desenvolvimento da escrita de crianças na educação infantil.Quando se trata de educação infantil é de bastante relevância considerar alguns pontos específicos e fundamentais da criança. Deve-se levar em consideração que trabalhar com crianças é trabalhar com seres em desenvolvimento psicológicos e físicos, dotados de energia e capacidades que precisam ser exploradas e trabalhadas. A ação pedagógica junto às crianças reflete-se na construção de suas singularidades e no desenvolvimento da oralidade e progressivamente, da escrita. Entendemos que é de fundamental importância que é escola tenha um trabalho pedagógico voltado para a escrita, pois não estar no ato apenas de escrever vai bem mais além, está também de descobrimento e compreensão do mundo.Mas um ambiente só se torna alfabetizador quando ele permite que a criança participe de atividades que explorem a leitura e a escrita porque é a partir das mesmas que as crianças começam a perceber qual é o verdadeiro sentido de ler e escrever.A reflexão se dá à luz de estudiosos como:, Ferreiro (2007),Smolka (2002), Brasil (2010, 1998), dentre outros.Os resultados desse trabalho evidenciam a importância de incentivar a linguagem escrita das crianças e assim inseri-las em práticas discursivas contextualizadas e significativas. Ademais, as crianças precisam ter acesso às diferentes linguagens, garantindo-se a elas o progressivo domínio de vários gêneros e experiências narrativas, de apreciação e interação com a linguagem escrita." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES, SUJEITOS E PRÁTICAS" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, ESCRITA, CRIANÇAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_24_10_2014_11_43_32_idinscrito_346_e65bc81cb175bbd4fffcd70dbf57dfc7.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HAYANA CRISLAYNE BENEVIDES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "HAYANA" "autor_email" => "hayana_benevides@yahoo.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9892 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 344 "inscrito_id" => 346 "titulo" => "LINGUAGEM ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: FORMAS DE CONHECER O MUNDO" "resumo" => "O presente artigo tem por finalidade socializar os resultados de um estudo bibliográfico e documental feito em sala de aula, no curso de pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba, Grande-PB. O nosso objetivo é investigar o papel das práticas e vivencias pedagógicas no desenvolvimento da escrita de crianças na educação infantil.Quando se trata de educação infantil é de bastante relevância considerar alguns pontos específicos e fundamentais da criança. Deve-se levar em consideração que trabalhar com crianças é trabalhar com seres em desenvolvimento psicológicos e físicos, dotados de energia e capacidades que precisam ser exploradas e trabalhadas. A ação pedagógica junto às crianças reflete-se na construção de suas singularidades e no desenvolvimento da oralidade e progressivamente, da escrita. Entendemos que é de fundamental importância que é escola tenha um trabalho pedagógico voltado para a escrita, pois não estar no ato apenas de escrever vai bem mais além, está também de descobrimento e compreensão do mundo.Mas um ambiente só se torna alfabetizador quando ele permite que a criança participe de atividades que explorem a leitura e a escrita porque é a partir das mesmas que as crianças começam a perceber qual é o verdadeiro sentido de ler e escrever.A reflexão se dá à luz de estudiosos como:, Ferreiro (2007),Smolka (2002), Brasil (2010, 1998), dentre outros.Os resultados desse trabalho evidenciam a importância de incentivar a linguagem escrita das crianças e assim inseri-las em práticas discursivas contextualizadas e significativas. Ademais, as crianças precisam ter acesso às diferentes linguagens, garantindo-se a elas o progressivo domínio de vários gêneros e experiências narrativas, de apreciação e interação com a linguagem escrita." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES, SUJEITOS E PRÁTICAS" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, ESCRITA, CRIANÇAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_24_10_2014_11_43_32_idinscrito_346_e65bc81cb175bbd4fffcd70dbf57dfc7.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HAYANA CRISLAYNE BENEVIDES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "HAYANA" "autor_email" => "hayana_benevides@yahoo.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }