AS BARREIRAS ENCONTRADAS POR ALUNOS DA EJA PELA FALTA DE ALCANCE À LEITURA E À ESCRITA: EXPERIÊNCIAS DO PIBID
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9750 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 141 "inscrito_id" => 92 "titulo" => "AS BARREIRAS ENCONTRADAS POR ALUNOS DA EJA PELA FALTA DE ALCANCE À LEITURA E À ESCRITA: EXPERIÊNCIAS DO PIBID" "resumo" => "Este artigo é um relato de experiência que vem sendo vivenciado por alunas bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na Escola Municipal Rivanildo Sandro Arcoverde, na cidade de Campina Grande-PB em turma da educação de jovens e adultos (EJA). O objetivo desse artigo é divulgar quais são as barreiras encontradas por alunos da EJA pela falta de alcance à leitura e à escrita. As barreiras postas pela falta de alcance à leitura e à escrita prejudicam sobremaneira a qualidade de vida de jovens, adultos, inclusive idosos, exatamente no momento em que o acesso ao saber e aos meios de obtê-lo representa uma divisão cada vez mais significativa entre as pessoas. Fazer a reparação desta realidade é umas das finalidades da EJA, pois a mesma reconhece que todos têm o direito de igualdade. Em uma sociedade grafocêntrica como a nossa é preciso que o indivíduo aproprie-se dessas duas destrezas, que seja capaz de fazer uso efetivo dessas destrezas, para que possam melhor inserisse em seu contexto social, pois as habilidades do ler e escrever, hoje, são exigidos em praticamente todas as atividades sociais. Processos de aquisição, habilidades e o uso social da leitura e da escrita, revelam-se como uma exigência para a inserção no mundo de trabalho, para a participação social e para o exercício da cidadania. Concluímos assim que hoje são poucos os alunos da EJA que tem as mesmas posições que pessoas que tiveram o direito de estudar e aprender a ler e escrever na idade certa, isso acontece por que foi usurpado o direito de igualdade social no decorre da história e que se perpetua até os dias de hoje." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS" "palavra_chave" => "EJA, LEITURA, ESCRITA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_20_10_2014_23_22_19_idinscrito_92_ce44666f2937b8b43e99ef8f5ad37c8f.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALZIRA MARIA LIMA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ALZIRA LIMA" "autor_email" => "alziralima37@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9750 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 141 "inscrito_id" => 92 "titulo" => "AS BARREIRAS ENCONTRADAS POR ALUNOS DA EJA PELA FALTA DE ALCANCE À LEITURA E À ESCRITA: EXPERIÊNCIAS DO PIBID" "resumo" => "Este artigo é um relato de experiência que vem sendo vivenciado por alunas bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na Escola Municipal Rivanildo Sandro Arcoverde, na cidade de Campina Grande-PB em turma da educação de jovens e adultos (EJA). O objetivo desse artigo é divulgar quais são as barreiras encontradas por alunos da EJA pela falta de alcance à leitura e à escrita. As barreiras postas pela falta de alcance à leitura e à escrita prejudicam sobremaneira a qualidade de vida de jovens, adultos, inclusive idosos, exatamente no momento em que o acesso ao saber e aos meios de obtê-lo representa uma divisão cada vez mais significativa entre as pessoas. Fazer a reparação desta realidade é umas das finalidades da EJA, pois a mesma reconhece que todos têm o direito de igualdade. Em uma sociedade grafocêntrica como a nossa é preciso que o indivíduo aproprie-se dessas duas destrezas, que seja capaz de fazer uso efetivo dessas destrezas, para que possam melhor inserisse em seu contexto social, pois as habilidades do ler e escrever, hoje, são exigidos em praticamente todas as atividades sociais. Processos de aquisição, habilidades e o uso social da leitura e da escrita, revelam-se como uma exigência para a inserção no mundo de trabalho, para a participação social e para o exercício da cidadania. Concluímos assim que hoje são poucos os alunos da EJA que tem as mesmas posições que pessoas que tiveram o direito de estudar e aprender a ler e escrever na idade certa, isso acontece por que foi usurpado o direito de igualdade social no decorre da história e que se perpetua até os dias de hoje." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS" "palavra_chave" => "EJA, LEITURA, ESCRITA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_20_10_2014_23_22_19_idinscrito_92_ce44666f2937b8b43e99ef8f5ad37c8f.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALZIRA MARIA LIMA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ALZIRA LIMA" "autor_email" => "alziralima37@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }