Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

AS BARREIRAS ENCONTRADAS POR ALUNOS DA EJA PELA FALTA DE ALCANCE À LEITURA E À ESCRITA: EXPERIÊNCIAS DO PIBID

Palavra-chaves: EJA, LEITURA, ESCRITA Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9750
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 141
    "inscrito_id" => 92
    "titulo" => "AS BARREIRAS ENCONTRADAS POR ALUNOS DA EJA PELA FALTA DE ALCANCE À LEITURA E À ESCRITA: EXPERIÊNCIAS DO PIBID"
    "resumo" => "Este artigo é um relato de experiência que vem sendo vivenciado por alunas bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na Escola Municipal Rivanildo Sandro Arcoverde, na cidade de Campina Grande-PB em turma da educação de jovens e adultos (EJA). O objetivo desse artigo é divulgar quais são as barreiras encontradas por alunos da EJA pela falta de alcance à leitura e à escrita. As barreiras postas pela falta de alcance à leitura e à escrita prejudicam sobremaneira a qualidade de vida de jovens, adultos, inclusive idosos, exatamente no momento em que o acesso ao saber e aos meios de obtê-lo representa uma divisão cada vez mais significativa entre as pessoas.  Fazer a reparação desta realidade é umas das finalidades da EJA, pois a mesma reconhece que todos têm o direito de igualdade. Em uma sociedade grafocêntrica como a nossa é preciso que o indivíduo aproprie-se dessas duas destrezas, que seja capaz de fazer uso efetivo dessas destrezas, para que possam melhor inserisse em seu contexto social, pois as habilidades do ler e escrever, hoje, são exigidos em praticamente todas as atividades sociais. Processos de aquisição, habilidades e o uso social da leitura e da escrita, revelam-se como uma exigência para a inserção no mundo de trabalho, para a participação social e para o exercício da cidadania. Concluímos assim que hoje são poucos os alunos da EJA que tem as mesmas posições que pessoas que tiveram o direito de estudar e aprender a ler e escrever na idade certa, isso acontece por que foi usurpado o direito de igualdade social no decorre da história e que se perpetua até os dias de hoje."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS"
    "palavra_chave" => "EJA, LEITURA, ESCRITA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_20_10_2014_23_22_19_idinscrito_92_ce44666f2937b8b43e99ef8f5ad37c8f.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALZIRA MARIA LIMA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ALZIRA LIMA"
    "autor_email" => "alziralima37@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9750
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 141
    "inscrito_id" => 92
    "titulo" => "AS BARREIRAS ENCONTRADAS POR ALUNOS DA EJA PELA FALTA DE ALCANCE À LEITURA E À ESCRITA: EXPERIÊNCIAS DO PIBID"
    "resumo" => "Este artigo é um relato de experiência que vem sendo vivenciado por alunas bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na Escola Municipal Rivanildo Sandro Arcoverde, na cidade de Campina Grande-PB em turma da educação de jovens e adultos (EJA). O objetivo desse artigo é divulgar quais são as barreiras encontradas por alunos da EJA pela falta de alcance à leitura e à escrita. As barreiras postas pela falta de alcance à leitura e à escrita prejudicam sobremaneira a qualidade de vida de jovens, adultos, inclusive idosos, exatamente no momento em que o acesso ao saber e aos meios de obtê-lo representa uma divisão cada vez mais significativa entre as pessoas.  Fazer a reparação desta realidade é umas das finalidades da EJA, pois a mesma reconhece que todos têm o direito de igualdade. Em uma sociedade grafocêntrica como a nossa é preciso que o indivíduo aproprie-se dessas duas destrezas, que seja capaz de fazer uso efetivo dessas destrezas, para que possam melhor inserisse em seu contexto social, pois as habilidades do ler e escrever, hoje, são exigidos em praticamente todas as atividades sociais. Processos de aquisição, habilidades e o uso social da leitura e da escrita, revelam-se como uma exigência para a inserção no mundo de trabalho, para a participação social e para o exercício da cidadania. Concluímos assim que hoje são poucos os alunos da EJA que tem as mesmas posições que pessoas que tiveram o direito de estudar e aprender a ler e escrever na idade certa, isso acontece por que foi usurpado o direito de igualdade social no decorre da história e que se perpetua até os dias de hoje."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS"
    "palavra_chave" => "EJA, LEITURA, ESCRITA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_20_10_2014_23_22_19_idinscrito_92_ce44666f2937b8b43e99ef8f5ad37c8f.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALZIRA MARIA LIMA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ALZIRA LIMA"
    "autor_email" => "alziralima37@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

Este artigo é um relato de experiência que vem sendo vivenciado por alunas bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na Escola Municipal Rivanildo Sandro Arcoverde, na cidade de Campina Grande-PB em turma da educação de jovens e adultos (EJA). O objetivo desse artigo é divulgar quais são as barreiras encontradas por alunos da EJA pela falta de alcance à leitura e à escrita. As barreiras postas pela falta de alcance à leitura e à escrita prejudicam sobremaneira a qualidade de vida de jovens, adultos, inclusive idosos, exatamente no momento em que o acesso ao saber e aos meios de obtê-lo representa uma divisão cada vez mais significativa entre as pessoas. Fazer a reparação desta realidade é umas das finalidades da EJA, pois a mesma reconhece que todos têm o direito de igualdade. Em uma sociedade grafocêntrica como a nossa é preciso que o indivíduo aproprie-se dessas duas destrezas, que seja capaz de fazer uso efetivo dessas destrezas, para que possam melhor inserisse em seu contexto social, pois as habilidades do ler e escrever, hoje, são exigidos em praticamente todas as atividades sociais. Processos de aquisição, habilidades e o uso social da leitura e da escrita, revelam-se como uma exigência para a inserção no mundo de trabalho, para a participação social e para o exercício da cidadania. Concluímos assim que hoje são poucos os alunos da EJA que tem as mesmas posições que pessoas que tiveram o direito de estudar e aprender a ler e escrever na idade certa, isso acontece por que foi usurpado o direito de igualdade social no decorre da história e que se perpetua até os dias de hoje.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.