A DITADURA MILITAR E O ENSINO DE HISTÓRIA: LIVRO DIDÁTICO DURANTE E DEPOIS DO GOLPE DE 1964
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 10023 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 149 "inscrito_id" => 718 "titulo" => "A DITADURA MILITAR E O ENSINO DE HISTÓRIA: LIVRO DIDÁTICO DURANTE E DEPOIS DO GOLPE DE 1964" "resumo" => "Muitos estudos foram realizados sobre o golpe e a vigência do regime militar no Brasil. Este foi um período marcado pela presença de militares no governo; ausência de democracia e perseguição àquelas pessoas consideradas “subversivas” pelo regime. A educação também passou por significativas alterações, neste sentido o presente artigo tem como objetivo discutir as mudanças que afetaram o ensino de história durante o período que ficou conhecido como ditadura militar no Brasil (1964-1985). Pretende-se analisar não apenas as mudanças que vão se dá nesse período, no que se refere a formação dos professores responsáveis por ensinar o componente curricular, mas também as transformações na elaboração dos livros didáticos que passam por alterações significativas com a implantação da disciplina de Estudos Sociais e a formação do professor da mesma área nas chamadas licenciaturas curtas. A ênfase recai também sobre o papel ideológico da disciplina história, o seu papel e sua serventia para o Estado enquanto meio defensivo de ideias e de conceitos, com a elaboração de um currículo voltado a uma determinada formação do espírito nacionalista. A metodologia usada para a realização do trabalho foi a da pesquisa bibliográfica. Como referencial teórico usamos Fonseca (2011), Neves (2003), entre outros. Concluímos com a pesquisa que o ensino de história e a formação de professores para lecionarem tal componente foi alterada durante o regime militar, mas que nos últimos anos, após a redemocratização, vem assumindo novas formas graças a luta destes profissionais por melhores condições de ensino e por reconhecimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de História e formação docente" "palavra_chave" => "ENSINO DE HISTÓRIA, LIVRO DIDÁTICO, DITADURA MILITAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_21_10_2014_09_10_11_idinscrito_718_6739944b5159e8032d0b8936e4535459.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MANOEL GOMES DE OLIVEIRA NETO." "autor_nome_curto" => "NETO" "autor_email" => "netoconnect@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 10023 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 149 "inscrito_id" => 718 "titulo" => "A DITADURA MILITAR E O ENSINO DE HISTÓRIA: LIVRO DIDÁTICO DURANTE E DEPOIS DO GOLPE DE 1964" "resumo" => "Muitos estudos foram realizados sobre o golpe e a vigência do regime militar no Brasil. Este foi um período marcado pela presença de militares no governo; ausência de democracia e perseguição àquelas pessoas consideradas “subversivas” pelo regime. A educação também passou por significativas alterações, neste sentido o presente artigo tem como objetivo discutir as mudanças que afetaram o ensino de história durante o período que ficou conhecido como ditadura militar no Brasil (1964-1985). Pretende-se analisar não apenas as mudanças que vão se dá nesse período, no que se refere a formação dos professores responsáveis por ensinar o componente curricular, mas também as transformações na elaboração dos livros didáticos que passam por alterações significativas com a implantação da disciplina de Estudos Sociais e a formação do professor da mesma área nas chamadas licenciaturas curtas. A ênfase recai também sobre o papel ideológico da disciplina história, o seu papel e sua serventia para o Estado enquanto meio defensivo de ideias e de conceitos, com a elaboração de um currículo voltado a uma determinada formação do espírito nacionalista. A metodologia usada para a realização do trabalho foi a da pesquisa bibliográfica. Como referencial teórico usamos Fonseca (2011), Neves (2003), entre outros. Concluímos com a pesquisa que o ensino de história e a formação de professores para lecionarem tal componente foi alterada durante o regime militar, mas que nos últimos anos, após a redemocratização, vem assumindo novas formas graças a luta destes profissionais por melhores condições de ensino e por reconhecimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de História e formação docente" "palavra_chave" => "ENSINO DE HISTÓRIA, LIVRO DIDÁTICO, DITADURA MILITAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_21_10_2014_09_10_11_idinscrito_718_6739944b5159e8032d0b8936e4535459.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MANOEL GOMES DE OLIVEIRA NETO." "autor_nome_curto" => "NETO" "autor_email" => "netoconnect@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }