O presente trabalho está sendo desenvolvido dentro das ações do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Incentivo à Docência) subprojeto biologia e que tem como intuito a utilização de metodologias participativas e inovadoras. Propomos analisar a percepção de 25 estudantes do terceiro ano do ensino médio inovador da escola estadual Dr. Elpídio de Almeida, localizado no bairro da prata município de Campina Grande–PB, a fim de investigar a prática destes em relação ao consumo sustentável e contribuir para que os mesmos percebam a importância do consumo de uma forma consciente, buscando garantir sua formação integral, juntamente com a inserção de atividades que tornem o currículo mais dinâmico, atendendo também as expectativas do Ensino Médio Inovador e às demandas da sociedade contemporânea, conforme propõe o Programa Ensino Médio Inovador-ProEMI, instituído pela Portaria nº 971, de 9 de outubro de 2009.A metodologia aplicada de início será um questionário pré-diagnóstico para verificar a percepção dos estudantes acerca do tema em questão; em um segundo momento realizaremos a exposição de um vídeo “A ilha das flores” com o intuito de aproximar conhecimentos teóricos dos estudantes construídos em sala de aula com os do seu cotidiano, aproveitando para isto as contribuições ambientalmente positivas abordadas no filme para atrair o interesse destes estudantes ao tema abordado.Após a exibição do vídeo serão ministrados minicursos que envolvam uma contextualização do tema com a vivência dos estudantes, de forma que esses elos se aproximem de maneira clara o objetiva, para que estes possam compreender melhor o conteúdo e sua práxis.Por fim será aplicado novamente um questionário pós-diagnóstico, onde irá ser observado novamente a percepção dos estudantes a partir do que foi desenvolvido durante todas as atividades, comparando com as primeiras respostas dadas do seu conhecimento prévio acerca do consumo excessivo, salientando a partir de agora a importância do consumo sustentável. O intuito deste trabalho será verificar se houve ou não mudanças satisfatórias nas respostas dos estudantes, e que a metodologia a ser utilizada propicie efeito considerável, podendo ser conduzida em outras turmas do ensino médio. E que a partir da mesma os estudantes sejam estimulados a fortalecer sua criticidade para que possam assumir um papel importante na sociedade, de modo que esse conhecimento não se limite, mas que se propague em seu âmbito familiar e profissional, podendo abrir caminhos para que outras pessoas sejam estimuladas à reflexão e, portanto, mudança de seus hábitos, garantindo em médio e longo prazo um planeta mais saudável e em boas condições para a permanência das diversas formas de vida, inclusive a humana, assegurando os recursos naturais necessários para as próximas gerações.