O CINEMA COMO POTENCIALIZADOR DAS AULAS DE ESPANHOL-LÍNGUA ESTRANGEIRA
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9811 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 604 "inscrito_id" => 1456 "titulo" => "O CINEMA COMO POTENCIALIZADOR DAS AULAS DE ESPANHOL-LÍNGUA ESTRANGEIRA" "resumo" => "O presente trabalho resulta da nossa pesquisa a respeito do uso das TIC’s (Tecnologias da Informação e Comunicação) no processo de ensino-aprendizagem de E-LE (Espanhol-Língua Estrangeira), bem como da nossa experiência enquanto bolsistas do PIBID, por meio de atividades que vimos desenvolvendo em uma escola pública estadual com a inclusão da prática cineclubista. Visando comprovar a eficiência do cinema como artefato semiótico mediador e potencializador do complexo processo de ensino-aprendizagem de uma nova língua, utilizamos o filme mexicano "Amar te duele", lançado em 2002, sob a direção de Fernando Sariñana. Nossa proposta teve como escopo enfatizar o uso do cinema como recurso didático-pedagógico por seu caráter lúdico que pode favorecer o enfoque comunicativo ao apresentar a língua-alvo de forma contextualizada, com vistas à interculturalidade. No que diz respeito à reflexão sobre o tema, tomamos por subsídio os estudos de Souza (2014), Stefani (2010) e Alibés (2008). Os resultados obtidos com o filme, a partir de atividades estrategicamente planejadas para antes, durante e depois da exibição, tem sido satisfatórios, visto que os alunos interagem efetivamente, expondo suas opiniões, fazendo analogia entre a cultura (mexicana) retratada pelo filme e a nossa, além de suscitarem reflexões e discussões acerca da desigualdade e o preconceito social, explicitados no filme." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino-aprendizagem de Espanhol-língua estrangeira" "palavra_chave" => "ESPANHOL-LÍNGUA ESTRANGEIRA, CINEMA, IMAGEM EM MOVIMENTO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_04_11_2014_11_59_19_idinscrito_1456_5ea34c46aaba8cc74e364d6c36016ac1.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTINA BONGESTAB" "autor_nome_curto" => "CRISTINA" "autor_email" => "crisbonges@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UFRJ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9811 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 604 "inscrito_id" => 1456 "titulo" => "O CINEMA COMO POTENCIALIZADOR DAS AULAS DE ESPANHOL-LÍNGUA ESTRANGEIRA" "resumo" => "O presente trabalho resulta da nossa pesquisa a respeito do uso das TIC’s (Tecnologias da Informação e Comunicação) no processo de ensino-aprendizagem de E-LE (Espanhol-Língua Estrangeira), bem como da nossa experiência enquanto bolsistas do PIBID, por meio de atividades que vimos desenvolvendo em uma escola pública estadual com a inclusão da prática cineclubista. Visando comprovar a eficiência do cinema como artefato semiótico mediador e potencializador do complexo processo de ensino-aprendizagem de uma nova língua, utilizamos o filme mexicano "Amar te duele", lançado em 2002, sob a direção de Fernando Sariñana. Nossa proposta teve como escopo enfatizar o uso do cinema como recurso didático-pedagógico por seu caráter lúdico que pode favorecer o enfoque comunicativo ao apresentar a língua-alvo de forma contextualizada, com vistas à interculturalidade. No que diz respeito à reflexão sobre o tema, tomamos por subsídio os estudos de Souza (2014), Stefani (2010) e Alibés (2008). Os resultados obtidos com o filme, a partir de atividades estrategicamente planejadas para antes, durante e depois da exibição, tem sido satisfatórios, visto que os alunos interagem efetivamente, expondo suas opiniões, fazendo analogia entre a cultura (mexicana) retratada pelo filme e a nossa, além de suscitarem reflexões e discussões acerca da desigualdade e o preconceito social, explicitados no filme." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino-aprendizagem de Espanhol-língua estrangeira" "palavra_chave" => "ESPANHOL-LÍNGUA ESTRANGEIRA, CINEMA, IMAGEM EM MOVIMENTO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_04_11_2014_11_59_19_idinscrito_1456_5ea34c46aaba8cc74e364d6c36016ac1.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTINA BONGESTAB" "autor_nome_curto" => "CRISTINA" "autor_email" => "crisbonges@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UFRJ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }