Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

O CINEMA COMO POTENCIALIZADOR DAS AULAS DE ESPANHOL-LÍNGUA ESTRANGEIRA

Palavra-chaves: ESPANHOL-LÍNGUA ESTRANGEIRA, CINEMA, IMAGEM EM MOVIMENTO. Pôster (PO) Ensino-aprendizagem de Espanhol-língua estrangeira
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9811
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 604
    "inscrito_id" => 1456
    "titulo" => "O CINEMA COMO POTENCIALIZADOR DAS AULAS DE ESPANHOL-LÍNGUA ESTRANGEIRA"
    "resumo" => "O presente trabalho resulta da nossa pesquisa a respeito  do uso das TIC’s (Tecnologias da Informação e Comunicação) no processo de ensino-aprendizagem de E-LE (Espanhol-Língua Estrangeira), bem como da nossa experiência enquanto bolsistas do PIBID, por meio de atividades que vimos desenvolvendo em uma escola pública estadual com a inclusão da prática cineclubista. Visando comprovar a eficiência do cinema como artefato semiótico mediador e potencializador do complexo processo de ensino-aprendizagem de uma nova língua, utilizamos o filme mexicano "Amar te duele", lançado em 2002, sob a direção de Fernando Sariñana.  Nossa proposta teve como escopo enfatizar o uso do cinema como recurso didático-pedagógico por seu caráter lúdico que pode favorecer o enfoque comunicativo ao apresentar a língua-alvo de forma contextualizada, com vistas à interculturalidade.  No que diz respeito à reflexão sobre o tema, tomamos por subsídio os estudos de Souza (2014), Stefani (2010) e Alibés (2008). Os resultados obtidos com o filme, a partir de atividades estrategicamente planejadas para antes, durante e depois da exibição, tem sido satisfatórios, visto que os alunos interagem efetivamente, expondo suas opiniões, fazendo analogia entre a cultura (mexicana) retratada pelo filme e a nossa, além de suscitarem reflexões e discussões acerca da desigualdade e o preconceito social, explicitados no filme."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino-aprendizagem de Espanhol-língua estrangeira"
    "palavra_chave" => "ESPANHOL-LÍNGUA ESTRANGEIRA, CINEMA, IMAGEM EM MOVIMENTO."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_04_11_2014_11_59_19_idinscrito_1456_5ea34c46aaba8cc74e364d6c36016ac1.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISTINA BONGESTAB"
    "autor_nome_curto" => "CRISTINA"
    "autor_email" => "crisbonges@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UFRJ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9811
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 604
    "inscrito_id" => 1456
    "titulo" => "O CINEMA COMO POTENCIALIZADOR DAS AULAS DE ESPANHOL-LÍNGUA ESTRANGEIRA"
    "resumo" => "O presente trabalho resulta da nossa pesquisa a respeito  do uso das TIC’s (Tecnologias da Informação e Comunicação) no processo de ensino-aprendizagem de E-LE (Espanhol-Língua Estrangeira), bem como da nossa experiência enquanto bolsistas do PIBID, por meio de atividades que vimos desenvolvendo em uma escola pública estadual com a inclusão da prática cineclubista. Visando comprovar a eficiência do cinema como artefato semiótico mediador e potencializador do complexo processo de ensino-aprendizagem de uma nova língua, utilizamos o filme mexicano "Amar te duele", lançado em 2002, sob a direção de Fernando Sariñana.  Nossa proposta teve como escopo enfatizar o uso do cinema como recurso didático-pedagógico por seu caráter lúdico que pode favorecer o enfoque comunicativo ao apresentar a língua-alvo de forma contextualizada, com vistas à interculturalidade.  No que diz respeito à reflexão sobre o tema, tomamos por subsídio os estudos de Souza (2014), Stefani (2010) e Alibés (2008). Os resultados obtidos com o filme, a partir de atividades estrategicamente planejadas para antes, durante e depois da exibição, tem sido satisfatórios, visto que os alunos interagem efetivamente, expondo suas opiniões, fazendo analogia entre a cultura (mexicana) retratada pelo filme e a nossa, além de suscitarem reflexões e discussões acerca da desigualdade e o preconceito social, explicitados no filme."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino-aprendizagem de Espanhol-língua estrangeira"
    "palavra_chave" => "ESPANHOL-LÍNGUA ESTRANGEIRA, CINEMA, IMAGEM EM MOVIMENTO."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_04_11_2014_11_59_19_idinscrito_1456_5ea34c46aaba8cc74e364d6c36016ac1.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISTINA BONGESTAB"
    "autor_nome_curto" => "CRISTINA"
    "autor_email" => "crisbonges@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UFRJ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

O presente trabalho resulta da nossa pesquisa a respeito do uso das TIC’s (Tecnologias da Informação e Comunicação) no processo de ensino-aprendizagem de E-LE (Espanhol-Língua Estrangeira), bem como da nossa experiência enquanto bolsistas do PIBID, por meio de atividades que vimos desenvolvendo em uma escola pública estadual com a inclusão da prática cineclubista. Visando comprovar a eficiência do cinema como artefato semiótico mediador e potencializador do complexo processo de ensino-aprendizagem de uma nova língua, utilizamos o filme mexicano "Amar te duele", lançado em 2002, sob a direção de Fernando Sariñana. Nossa proposta teve como escopo enfatizar o uso do cinema como recurso didático-pedagógico por seu caráter lúdico que pode favorecer o enfoque comunicativo ao apresentar a língua-alvo de forma contextualizada, com vistas à interculturalidade. No que diz respeito à reflexão sobre o tema, tomamos por subsídio os estudos de Souza (2014), Stefani (2010) e Alibés (2008). Os resultados obtidos com o filme, a partir de atividades estrategicamente planejadas para antes, durante e depois da exibição, tem sido satisfatórios, visto que os alunos interagem efetivamente, expondo suas opiniões, fazendo analogia entre a cultura (mexicana) retratada pelo filme e a nossa, além de suscitarem reflexões e discussões acerca da desigualdade e o preconceito social, explicitados no filme.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.