Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

DIFICULDADES DE PROFESSORES NO ENSINO - APRENDIZAGEM DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DA CIDADE DE ARARA – PB

Palavra-chaves: ENSINO – APRENDIZAGEM, METODOLOGIAS DE ENSINO, QUÍMICA Pôster (PO) Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica
"2014-11-21 23:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 10003
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 559
    "inscrito_id" => 228
    "titulo" => "DIFICULDADES DE PROFESSORES NO ENSINO - APRENDIZAGEM DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DA CIDADE DE ARARA – PB"
    "resumo" => "Introdução - O ensino de Química deve possibilitar aos alunos explicações de como a natureza se comporta através de equações, reações, cálculos e conhecimentos específicos tornando a disciplina consideravelmente complicada. O professor tem um grande desafio, pois para que o processo ensino – aprendizagem ocorra de forma bem sucedida não deve apenas se resumir a transmissão dos conteúdos, mas também procurar meios de interligar os assuntos estudados com a vida dos discentes para melhor compreensão dos conteúdos ministrados, fazendo debates sobre temas com fundamentação teórica, fazendo experimentos em sala com materiais alternativos e etc. para tornar as aulas mais dinâmicas. Objetivo - Desta forma, o objetivo deste trabalho foi investigar as dificuldades enfrentadas pelos professores no ensino-aprendizagem de Química na educação básica da rede estadual de Arara - PB e o que estes docentes tem feito para que este processo se torne significativo para os alunos. Metodologia - A coleta de dados foi realizada através da aplicação de um questionário investigativo com os professores de Química do ensino básico de Arara - PB. Resultados - Os resultados mostram que os docentes licenciados em Química ministram apenas os conteúdos básicos desta disciplina. Além disso, os professores ressaltam que a falta de incentivo e valorização profissional, com consequente necessidade de trabalhar em mais de dois turnos diferentes, bem como a limitada infraestrutura das escolas, já que esta não dispõe de laboratórios de Química, entre outros fatores também tem interferido no processo de ensino – aprendizagem dos alunos. Os problemas destacados anteriormente são tratados junto à direção da escola através de reuniões periódicas. Para superar estas dificuldades, os docentes buscam métodos alternativos de ensino para complementar a forma tradicional de ensino, como a realização de experimentos demonstrativos em sala de aula, utilizando materiais alternativos e de baixo custo. No entanto, a forma tradicional de avaliação, através da realização da prova escrita ainda é mantida como único instrumento. Em relação às metodologias de ensino, os professores diversificam-nas revisando os conteúdos necessários, contextualizando os assuntos, abordando conteúdos através de exercícios, aliando a teoria com a realidade do aluno, mas apenas um docente considera que a sua metodologia seja suficiente para que ocorra a aprendizagem de forma bem sucedida. Conclusão - Através desta pesquisa foi observado que os professores de Química do ensino médio da rede Estadual de Arara - PB enfrentam várias dificuldades que afetam o processo de ensino – aprendizagem de Química, porém estes tentam de várias formas a utilização bem como a inovação dos métodos de ensino através de metodologias diferentes para que o ensino da disciplina se torne mais significativo para os estudantes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica"
    "palavra_chave" => "ENSINO – APRENDIZAGEM, METODOLOGIAS DE ENSINO, QUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_04_11_2014_00_57_36_idinscrito_228_04cd46781faed06fe9cd243797940f5c.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANO BERNARDO RAMO"
    "autor_nome_curto" => "LUCIANO BERNARDO"
    "autor_email" => "luciano_bernardo95@hotmai"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 10003
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 559
    "inscrito_id" => 228
    "titulo" => "DIFICULDADES DE PROFESSORES NO ENSINO - APRENDIZAGEM DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DA CIDADE DE ARARA – PB"
    "resumo" => "Introdução - O ensino de Química deve possibilitar aos alunos explicações de como a natureza se comporta através de equações, reações, cálculos e conhecimentos específicos tornando a disciplina consideravelmente complicada. O professor tem um grande desafio, pois para que o processo ensino – aprendizagem ocorra de forma bem sucedida não deve apenas se resumir a transmissão dos conteúdos, mas também procurar meios de interligar os assuntos estudados com a vida dos discentes para melhor compreensão dos conteúdos ministrados, fazendo debates sobre temas com fundamentação teórica, fazendo experimentos em sala com materiais alternativos e etc. para tornar as aulas mais dinâmicas. Objetivo - Desta forma, o objetivo deste trabalho foi investigar as dificuldades enfrentadas pelos professores no ensino-aprendizagem de Química na educação básica da rede estadual de Arara - PB e o que estes docentes tem feito para que este processo se torne significativo para os alunos. Metodologia - A coleta de dados foi realizada através da aplicação de um questionário investigativo com os professores de Química do ensino básico de Arara - PB. Resultados - Os resultados mostram que os docentes licenciados em Química ministram apenas os conteúdos básicos desta disciplina. Além disso, os professores ressaltam que a falta de incentivo e valorização profissional, com consequente necessidade de trabalhar em mais de dois turnos diferentes, bem como a limitada infraestrutura das escolas, já que esta não dispõe de laboratórios de Química, entre outros fatores também tem interferido no processo de ensino – aprendizagem dos alunos. Os problemas destacados anteriormente são tratados junto à direção da escola através de reuniões periódicas. Para superar estas dificuldades, os docentes buscam métodos alternativos de ensino para complementar a forma tradicional de ensino, como a realização de experimentos demonstrativos em sala de aula, utilizando materiais alternativos e de baixo custo. No entanto, a forma tradicional de avaliação, através da realização da prova escrita ainda é mantida como único instrumento. Em relação às metodologias de ensino, os professores diversificam-nas revisando os conteúdos necessários, contextualizando os assuntos, abordando conteúdos através de exercícios, aliando a teoria com a realidade do aluno, mas apenas um docente considera que a sua metodologia seja suficiente para que ocorra a aprendizagem de forma bem sucedida. Conclusão - Através desta pesquisa foi observado que os professores de Química do ensino médio da rede Estadual de Arara - PB enfrentam várias dificuldades que afetam o processo de ensino – aprendizagem de Química, porém estes tentam de várias formas a utilização bem como a inovação dos métodos de ensino através de metodologias diferentes para que o ensino da disciplina se torne mais significativo para os estudantes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica"
    "palavra_chave" => "ENSINO – APRENDIZAGEM, METODOLOGIAS DE ENSINO, QUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_04_11_2014_00_57_36_idinscrito_228_04cd46781faed06fe9cd243797940f5c.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANO BERNARDO RAMO"
    "autor_nome_curto" => "LUCIANO BERNARDO"
    "autor_email" => "luciano_bernardo95@hotmai"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

Introdução - O ensino de Química deve possibilitar aos alunos explicações de como a natureza se comporta através de equações, reações, cálculos e conhecimentos específicos tornando a disciplina consideravelmente complicada. O professor tem um grande desafio, pois para que o processo ensino – aprendizagem ocorra de forma bem sucedida não deve apenas se resumir a transmissão dos conteúdos, mas também procurar meios de interligar os assuntos estudados com a vida dos discentes para melhor compreensão dos conteúdos ministrados, fazendo debates sobre temas com fundamentação teórica, fazendo experimentos em sala com materiais alternativos e etc. para tornar as aulas mais dinâmicas. Objetivo - Desta forma, o objetivo deste trabalho foi investigar as dificuldades enfrentadas pelos professores no ensino-aprendizagem de Química na educação básica da rede estadual de Arara - PB e o que estes docentes tem feito para que este processo se torne significativo para os alunos. Metodologia - A coleta de dados foi realizada através da aplicação de um questionário investigativo com os professores de Química do ensino básico de Arara - PB. Resultados - Os resultados mostram que os docentes licenciados em Química ministram apenas os conteúdos básicos desta disciplina. Além disso, os professores ressaltam que a falta de incentivo e valorização profissional, com consequente necessidade de trabalhar em mais de dois turnos diferentes, bem como a limitada infraestrutura das escolas, já que esta não dispõe de laboratórios de Química, entre outros fatores também tem interferido no processo de ensino – aprendizagem dos alunos. Os problemas destacados anteriormente são tratados junto à direção da escola através de reuniões periódicas. Para superar estas dificuldades, os docentes buscam métodos alternativos de ensino para complementar a forma tradicional de ensino, como a realização de experimentos demonstrativos em sala de aula, utilizando materiais alternativos e de baixo custo. No entanto, a forma tradicional de avaliação, através da realização da prova escrita ainda é mantida como único instrumento. Em relação às metodologias de ensino, os professores diversificam-nas revisando os conteúdos necessários, contextualizando os assuntos, abordando conteúdos através de exercícios, aliando a teoria com a realidade do aluno, mas apenas um docente considera que a sua metodologia seja suficiente para que ocorra a aprendizagem de forma bem sucedida. Conclusão - Através desta pesquisa foi observado que os professores de Química do ensino médio da rede Estadual de Arara - PB enfrentam várias dificuldades que afetam o processo de ensino – aprendizagem de Química, porém estes tentam de várias formas a utilização bem como a inovação dos métodos de ensino através de metodologias diferentes para que o ensino da disciplina se torne mais significativo para os estudantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.