DIFICULDADES DE PROFESSORES NO ENSINO - APRENDIZAGEM DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DA CIDADE DE ARARA – PB
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 10003 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 559 "inscrito_id" => 228 "titulo" => "DIFICULDADES DE PROFESSORES NO ENSINO - APRENDIZAGEM DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DA CIDADE DE ARARA – PB" "resumo" => "Introdução - O ensino de Química deve possibilitar aos alunos explicações de como a natureza se comporta através de equações, reações, cálculos e conhecimentos específicos tornando a disciplina consideravelmente complicada. O professor tem um grande desafio, pois para que o processo ensino – aprendizagem ocorra de forma bem sucedida não deve apenas se resumir a transmissão dos conteúdos, mas também procurar meios de interligar os assuntos estudados com a vida dos discentes para melhor compreensão dos conteúdos ministrados, fazendo debates sobre temas com fundamentação teórica, fazendo experimentos em sala com materiais alternativos e etc. para tornar as aulas mais dinâmicas. Objetivo - Desta forma, o objetivo deste trabalho foi investigar as dificuldades enfrentadas pelos professores no ensino-aprendizagem de Química na educação básica da rede estadual de Arara - PB e o que estes docentes tem feito para que este processo se torne significativo para os alunos. Metodologia - A coleta de dados foi realizada através da aplicação de um questionário investigativo com os professores de Química do ensino básico de Arara - PB. Resultados - Os resultados mostram que os docentes licenciados em Química ministram apenas os conteúdos básicos desta disciplina. Além disso, os professores ressaltam que a falta de incentivo e valorização profissional, com consequente necessidade de trabalhar em mais de dois turnos diferentes, bem como a limitada infraestrutura das escolas, já que esta não dispõe de laboratórios de Química, entre outros fatores também tem interferido no processo de ensino – aprendizagem dos alunos. Os problemas destacados anteriormente são tratados junto à direção da escola através de reuniões periódicas. Para superar estas dificuldades, os docentes buscam métodos alternativos de ensino para complementar a forma tradicional de ensino, como a realização de experimentos demonstrativos em sala de aula, utilizando materiais alternativos e de baixo custo. No entanto, a forma tradicional de avaliação, através da realização da prova escrita ainda é mantida como único instrumento. Em relação às metodologias de ensino, os professores diversificam-nas revisando os conteúdos necessários, contextualizando os assuntos, abordando conteúdos através de exercícios, aliando a teoria com a realidade do aluno, mas apenas um docente considera que a sua metodologia seja suficiente para que ocorra a aprendizagem de forma bem sucedida. Conclusão - Através desta pesquisa foi observado que os professores de Química do ensino médio da rede Estadual de Arara - PB enfrentam várias dificuldades que afetam o processo de ensino – aprendizagem de Química, porém estes tentam de várias formas a utilização bem como a inovação dos métodos de ensino através de metodologias diferentes para que o ensino da disciplina se torne mais significativo para os estudantes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica" "palavra_chave" => "ENSINO – APRENDIZAGEM, METODOLOGIAS DE ENSINO, QUÍMICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_04_11_2014_00_57_36_idinscrito_228_04cd46781faed06fe9cd243797940f5c.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANO BERNARDO RAMO" "autor_nome_curto" => "LUCIANO BERNARDO" "autor_email" => "luciano_bernardo95@hotmai" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 10003 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 559 "inscrito_id" => 228 "titulo" => "DIFICULDADES DE PROFESSORES NO ENSINO - APRENDIZAGEM DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DA CIDADE DE ARARA – PB" "resumo" => "Introdução - O ensino de Química deve possibilitar aos alunos explicações de como a natureza se comporta através de equações, reações, cálculos e conhecimentos específicos tornando a disciplina consideravelmente complicada. O professor tem um grande desafio, pois para que o processo ensino – aprendizagem ocorra de forma bem sucedida não deve apenas se resumir a transmissão dos conteúdos, mas também procurar meios de interligar os assuntos estudados com a vida dos discentes para melhor compreensão dos conteúdos ministrados, fazendo debates sobre temas com fundamentação teórica, fazendo experimentos em sala com materiais alternativos e etc. para tornar as aulas mais dinâmicas. Objetivo - Desta forma, o objetivo deste trabalho foi investigar as dificuldades enfrentadas pelos professores no ensino-aprendizagem de Química na educação básica da rede estadual de Arara - PB e o que estes docentes tem feito para que este processo se torne significativo para os alunos. Metodologia - A coleta de dados foi realizada através da aplicação de um questionário investigativo com os professores de Química do ensino básico de Arara - PB. Resultados - Os resultados mostram que os docentes licenciados em Química ministram apenas os conteúdos básicos desta disciplina. Além disso, os professores ressaltam que a falta de incentivo e valorização profissional, com consequente necessidade de trabalhar em mais de dois turnos diferentes, bem como a limitada infraestrutura das escolas, já que esta não dispõe de laboratórios de Química, entre outros fatores também tem interferido no processo de ensino – aprendizagem dos alunos. Os problemas destacados anteriormente são tratados junto à direção da escola através de reuniões periódicas. Para superar estas dificuldades, os docentes buscam métodos alternativos de ensino para complementar a forma tradicional de ensino, como a realização de experimentos demonstrativos em sala de aula, utilizando materiais alternativos e de baixo custo. No entanto, a forma tradicional de avaliação, através da realização da prova escrita ainda é mantida como único instrumento. Em relação às metodologias de ensino, os professores diversificam-nas revisando os conteúdos necessários, contextualizando os assuntos, abordando conteúdos através de exercícios, aliando a teoria com a realidade do aluno, mas apenas um docente considera que a sua metodologia seja suficiente para que ocorra a aprendizagem de forma bem sucedida. Conclusão - Através desta pesquisa foi observado que os professores de Química do ensino médio da rede Estadual de Arara - PB enfrentam várias dificuldades que afetam o processo de ensino – aprendizagem de Química, porém estes tentam de várias formas a utilização bem como a inovação dos métodos de ensino através de metodologias diferentes para que o ensino da disciplina se torne mais significativo para os estudantes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica" "palavra_chave" => "ENSINO – APRENDIZAGEM, METODOLOGIAS DE ENSINO, QUÍMICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_04_11_2014_00_57_36_idinscrito_228_04cd46781faed06fe9cd243797940f5c.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANO BERNARDO RAMO" "autor_nome_curto" => "LUCIANO BERNARDO" "autor_email" => "luciano_bernardo95@hotmai" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }