A autoestima trata-se de uma avaliação que o sujeito faz de si mesmo, podendo variar de negativa a positiva, estando diretamente ligada as nossas emoções, pensamentos, comportamentos e decisões. É a qualidade de quem se valoriza e está contente com o seu modo de ser, se expressar e viver. A percepção que o indivíduo tem de si mesmo, causa impactos nas diversas áreas de sua vida, entre elas está a área educacional. Para que a aprendizagem ocorra de forma satisfatória, o estudante precisa experimentar um estado de bem-estar consigo e com o ambiente. O processo de aprendizagem ocorre de forma multifatorial, sendo necessário que o estudante mantenha-se atento aos aspectos que têm influência na aquisição do conhecimento. O presente trabalho tem como objetivo geral, analisar a influência da autoestima na aprendizagem dos universitários, e como específicos, compreender se a baixa autoestima tem influência negativa na aprendizagem, e identificar se o psicopedagogo pode auxiliar no desenvolvimento do autoconhecimento do estudante. O estudo se qualifica como uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo, realizado através da análise de artigos e dissertações encontrados nas bases de dados Periódicos CAPES e SCIELO. Portanto, a autoestima não pode ser desvinculada das relações que o sujeito estabelece ao longo da vida, já que influencia diretamente na capacidade de realização e aprendizado. Dessa forma, acreditamos que, as práticas psicopedagógicas podem favorecer os estudantes a se verem de forma mais positiva e autoconfiante, contribuindo para uma aprendizagem mais satisfatória e eficiente.