Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ASSISTENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL (AEI) NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA - CEARÁ: APRENDIZAGENS DA DOCÊNCIA CONSTITUÍDAS POR PEDAGOGAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação Infantil
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 101236
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8958
    "inscrito_id" => 18228
    "titulo" => "ASSISTENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL (AEI) NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA - CEARÁ: APRENDIZAGENS DA DOCÊNCIA CONSTITUÍDAS POR PEDAGOGAS"
    "resumo" => "Esta pesquisa foi desenvolvida entre julho e agosto de 2023 e tem como objetivo identificar que aprendizagens da docência são constituídas por pedagogas que atuam ou já atuaram como Assistentes da Educação Infantil (AEI) em Centros de Educação Infantil (CEI) da rede municipal de ensino de Fortaleza – Ceará. Numa perspectiva qualitativa, realizamos análise documental, nos apoiamos no método História de Vida e para o alcance do objetivo, entrevistamos duas profissionais dessa rede de ensino. Utilizamos as contribuições da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 1996), das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2009), do Documento Referencial do Ceará: Educação Infantil e Ensino Fundamental/Secretária da Educação do Estado do Ceará (SEDUC, 2019) e da Proposta Curricular para a Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza (FORTALEZA, 2020). Os resultados evidenciam que as aprendizagens da docência constituídas pelas Assistentes da Educação Infantil participantes da pesquisa dizem respeito à organização do tempo em sala de aula, autoavaliação, mais interação com as crianças nos momentos como rodas de conversa e contação de histórias. Além disso, há necessidade de melhores condições de trabalho, tanto físicas como pedagógicas e maior valorização por parte de políticas de formação e melhoria das condições salariais, aspectos que carecem de mais atenção."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID18228_TB8958_10122023194111.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DINÁ ESTER BATISTA DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "ESTER"
    "autor_email" => "dinahnascimento@yahoo.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE ÚNICA DE IPATINGA (FUNIP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 101236
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8958
    "inscrito_id" => 18228
    "titulo" => "ASSISTENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL (AEI) NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA - CEARÁ: APRENDIZAGENS DA DOCÊNCIA CONSTITUÍDAS POR PEDAGOGAS"
    "resumo" => "Esta pesquisa foi desenvolvida entre julho e agosto de 2023 e tem como objetivo identificar que aprendizagens da docência são constituídas por pedagogas que atuam ou já atuaram como Assistentes da Educação Infantil (AEI) em Centros de Educação Infantil (CEI) da rede municipal de ensino de Fortaleza – Ceará. Numa perspectiva qualitativa, realizamos análise documental, nos apoiamos no método História de Vida e para o alcance do objetivo, entrevistamos duas profissionais dessa rede de ensino. Utilizamos as contribuições da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 1996), das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2009), do Documento Referencial do Ceará: Educação Infantil e Ensino Fundamental/Secretária da Educação do Estado do Ceará (SEDUC, 2019) e da Proposta Curricular para a Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza (FORTALEZA, 2020). Os resultados evidenciam que as aprendizagens da docência constituídas pelas Assistentes da Educação Infantil participantes da pesquisa dizem respeito à organização do tempo em sala de aula, autoavaliação, mais interação com as crianças nos momentos como rodas de conversa e contação de histórias. Além disso, há necessidade de melhores condições de trabalho, tanto físicas como pedagógicas e maior valorização por parte de políticas de formação e melhoria das condições salariais, aspectos que carecem de mais atenção."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID18228_TB8958_10122023194111.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DINÁ ESTER BATISTA DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "ESTER"
    "autor_email" => "dinahnascimento@yahoo.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE ÚNICA DE IPATINGA (FUNIP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Esta pesquisa foi desenvolvida entre julho e agosto de 2023 e tem como objetivo identificar que aprendizagens da docência são constituídas por pedagogas que atuam ou já atuaram como Assistentes da Educação Infantil (AEI) em Centros de Educação Infantil (CEI) da rede municipal de ensino de Fortaleza – Ceará. Numa perspectiva qualitativa, realizamos análise documental, nos apoiamos no método História de Vida e para o alcance do objetivo, entrevistamos duas profissionais dessa rede de ensino. Utilizamos as contribuições da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 1996), das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2009), do Documento Referencial do Ceará: Educação Infantil e Ensino Fundamental/Secretária da Educação do Estado do Ceará (SEDUC, 2019) e da Proposta Curricular para a Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza (FORTALEZA, 2020). Os resultados evidenciam que as aprendizagens da docência constituídas pelas Assistentes da Educação Infantil participantes da pesquisa dizem respeito à organização do tempo em sala de aula, autoavaliação, mais interação com as crianças nos momentos como rodas de conversa e contação de histórias. Além disso, há necessidade de melhores condições de trabalho, tanto físicas como pedagógicas e maior valorização por parte de políticas de formação e melhoria das condições salariais, aspectos que carecem de mais atenção.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.