Esta pesquisa foi desenvolvida entre julho e agosto de 2023 e tem como objetivo identificar que aprendizagens da docência são constituídas por pedagogas que atuam ou já atuaram como Assistentes da Educação Infantil (AEI) em Centros de Educação Infantil (CEI) da rede municipal de ensino de Fortaleza – Ceará. Numa perspectiva qualitativa, realizamos análise documental, nos apoiamos no método História de Vida e para o alcance do objetivo, entrevistamos duas profissionais dessa rede de ensino. Utilizamos as contribuições da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 1996), das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2009), do Documento Referencial do Ceará: Educação Infantil e Ensino Fundamental/Secretária da Educação do Estado do Ceará (SEDUC, 2019) e da Proposta Curricular para a Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza (FORTALEZA, 2020). Os resultados evidenciam que as aprendizagens da docência constituídas pelas Assistentes da Educação Infantil participantes da pesquisa dizem respeito à organização do tempo em sala de aula, autoavaliação, mais interação com as crianças nos momentos como rodas de conversa e contação de histórias. Além disso, há necessidade de melhores condições de trabalho, tanto físicas como pedagógicas e maior valorização por parte de políticas de formação e melhoria das condições salariais, aspectos que carecem de mais atenção.