Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A MOTIVAÇÃO ESCOLAR ACERCA DA APRENDIZAGEM EM ADOLESCENTES: UM ESTUDO DE CASO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96997
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3117
    "inscrito_id" => 14837
    "titulo" => "A MOTIVAÇÃO ESCOLAR ACERCA DA APRENDIZAGEM EM ADOLESCENTES: UM ESTUDO DE CASO"
    "resumo" => "A motivação vem do latim "movere" que significa movimento, ou seja, o motivo que leva o indivíduo à ação em busca de um objetivo ou resultado esperado; com o avanço dos estudos, cada vez mais se vê a importância da motivação do estudante para sua aprendizagem, sendo um forte suporte durante esse processo educacional. A pesquisa em questão foi desenvolvida como uma experiência de estágio institucional do curso de Psicopedagogia, que considerou a demanda de baixa motivação em alunos do Ensino Médio de duas escolas públicas localizadas nas regiões metropolitanas da Paraíba. Dentre as atividades desenvolvidas nesse período, foi elaborado pelas estagiárias um questionário no Google Forms com questões acerca da motivação individual de cada aluno-participante, que foi respondido por 80 estudantes, com idades entre 14 e 18 anos, cursando o primeiro ano do Ensino Médio. Além disso, também foram realizadas entrevistas com dois docentes das instituições para compreender como eles percebem os impactos da motivação no processo de ensino-aprendizagem e no fazer pedagógico. Como resultado, se espera compreender melhor sobre a motivação dos estudantes a fim de construir propostas de intervenções educacionais voltadas para a realidade e necessidades das escolas alvos. Reforça-se o incentivo de pesquisas futuras acerca dessa temática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID14837_TB3117_16052023191723.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAIS VICTORIA CURCINO DE ABREU"
    "autor_nome_curto" => "THAIS"
    "autor_email" => "thaisvictoria03@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96997
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3117
    "inscrito_id" => 14837
    "titulo" => "A MOTIVAÇÃO ESCOLAR ACERCA DA APRENDIZAGEM EM ADOLESCENTES: UM ESTUDO DE CASO"
    "resumo" => "A motivação vem do latim "movere" que significa movimento, ou seja, o motivo que leva o indivíduo à ação em busca de um objetivo ou resultado esperado; com o avanço dos estudos, cada vez mais se vê a importância da motivação do estudante para sua aprendizagem, sendo um forte suporte durante esse processo educacional. A pesquisa em questão foi desenvolvida como uma experiência de estágio institucional do curso de Psicopedagogia, que considerou a demanda de baixa motivação em alunos do Ensino Médio de duas escolas públicas localizadas nas regiões metropolitanas da Paraíba. Dentre as atividades desenvolvidas nesse período, foi elaborado pelas estagiárias um questionário no Google Forms com questões acerca da motivação individual de cada aluno-participante, que foi respondido por 80 estudantes, com idades entre 14 e 18 anos, cursando o primeiro ano do Ensino Médio. Além disso, também foram realizadas entrevistas com dois docentes das instituições para compreender como eles percebem os impactos da motivação no processo de ensino-aprendizagem e no fazer pedagógico. Como resultado, se espera compreender melhor sobre a motivação dos estudantes a fim de construir propostas de intervenções educacionais voltadas para a realidade e necessidades das escolas alvos. Reforça-se o incentivo de pesquisas futuras acerca dessa temática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID14837_TB3117_16052023191723.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAIS VICTORIA CURCINO DE ABREU"
    "autor_nome_curto" => "THAIS"
    "autor_email" => "thaisvictoria03@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A motivação vem do latim "movere" que significa movimento, ou seja, o motivo que leva o indivíduo à ação em busca de um objetivo ou resultado esperado; com o avanço dos estudos, cada vez mais se vê a importância da motivação do estudante para sua aprendizagem, sendo um forte suporte durante esse processo educacional. A pesquisa em questão foi desenvolvida como uma experiência de estágio institucional do curso de Psicopedagogia, que considerou a demanda de baixa motivação em alunos do Ensino Médio de duas escolas públicas localizadas nas regiões metropolitanas da Paraíba. Dentre as atividades desenvolvidas nesse período, foi elaborado pelas estagiárias um questionário no Google Forms com questões acerca da motivação individual de cada aluno-participante, que foi respondido por 80 estudantes, com idades entre 14 e 18 anos, cursando o primeiro ano do Ensino Médio. Além disso, também foram realizadas entrevistas com dois docentes das instituições para compreender como eles percebem os impactos da motivação no processo de ensino-aprendizagem e no fazer pedagógico. Como resultado, se espera compreender melhor sobre a motivação dos estudantes a fim de construir propostas de intervenções educacionais voltadas para a realidade e necessidades das escolas alvos. Reforça-se o incentivo de pesquisas futuras acerca dessa temática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.