O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma análise sobre os conceitos de saber docente, prática pedagógica e qual a sua importância à para a formação do professor e como esses aspectos influenciam de forma positiva ou negativa no aspecto profissional da carreira docente que está em formação. A metodologia usada neste trabalho foi à pesquisa bibliográfica onde foram feitas buscas em sites com publicações cientificas como o Google Acadêmico, Scielo e Portal Capes a procura de artigos, teses, dissertações ou outras publicações que se referem ao tema com enfoque inicialmente nas definições de prática pedagógica, saber docente e formação do professor. A leitura dos estudos e das várias pesquisas encontradas mostrou o quanto o tema é grande importância e quanto os assuntos estão entrelaçados entre si e que essa temática de prática pedagógica e saber docente estão intrínsecos na formação do professor e que o acompanha por toda sua jornada profissional, Os resultados mostraram que a formação de todo docente se inicia bem antes de se entrar na faculdade, pois engloba todas as suas experiências pessoais e com a passar do tempo vai sendo aprimorada e isso os torna tão complexos, pois o aperfeiçoamento e evolução tanto da pratica quanto dos saberes estão em constante mudança.