A linguagem desempenha um papel importante na humanização da sociedade, pois estimula o desenvolvimento em vários campos que compõem a consciência e organiza processos mentais por meio de interações verbais. As rodas de conversa são atividades de linguagem constantes na educação infantil que tendem desenvolver a fala, a expressividade e a interação das crianças. Com base nessa premissa, o presente artigo tem o objetivo de descrever a importância das rodas de conversas na Educação Infantil, dentro do processo de ensino e aprendizagem. Metodologicamente, o estudo aqui apresentado, foi apoiado no tipo de pesquisa bibliográfica. O percurso reflexivo adotado estrutura-se com base no diálogo entre estudos sobre a infância (referencial teórico) de Vigotski e Bakhtin dentro da perspectiva interacionista e dialógica da linguagem, estabelecemos reflexões no que diz respeito às possibilidades de expressão da criança e sobre o modo de como as vozes infantis se situam no processo educativo na Roda de Conversa demonstrando ser um mecanismo fundamental entre educadores e alunos e entre alunos e seus pares, proporcionando a interação, e estimulando o diálogo e comunicação, melhorando assim o contexto de seu aprendizado. Tendo em vista que o processo de ensino, dentro dos parâmetros tradicionais em geral, não valoriza o diálogo pois torna o professor uma figura central sendo o único detentor do “conhecimento” (considerações finais) consideramos o diálogo como um importante instrumento para levantamento prévio da bagagem cultural dos alunos, permitindo, portanto, a análise de aspectos como a representatividade, postura, expressão de suas ideias, curiosidades e imaginação, além de fomentar conceitos básicos de democracia, respeito, valores e cidadania.