Estre trabalho tem como objetivo discutir sobre a movimentação própria da sociedade e como a escola e o processo de ensino e aprendizagem acompanham essas mudanças. Para isso faremos uso da pesquisa bibliográfica, utilizando como referência os autores; Adilson Odair Citelli (2014), Adam Schaff (1990), Walter Longo (2014), Moran (2000), Jesús Martín-Barbero (1996), Jairo Ferreira (2014) entre outros, que em suas obras discutem como a sociedade passa por mudanças e como a escola acompanha essas mudanças, quando dizemos escola não estamos nos referindo a uma escola específica e sim ao contexto educacional formal, que envolve muito mais que paredes e quadros negros. Ainda nessa discussão vamos delimitar um pouco mais as discussões para o ensino da língua portuguesa na atualidade, passando pelas definições de letramento, letramento digital e multiletramentos, utilizando como pano de fundo das discussões o que diz; Coscarelli (2009), Magda Soares (2012), Marcuschi (2008), Rojo (2012), Kleiman (2005), Street (2014), Ribeiro (2016) entre outros, acreditamos em um ensino mais dinâmico e ligado ao contexto social dos alunos, por isso defendemos a inclusão e discussão desses temas em pesquisas relacionados ao ensino de língua portuguesa e as práticas pedagógicas utilizadas em sala de aula na época da chamada sociedade informatizada.