A Biologia revela a importância de introduzir diversos tipos de atividade ao aluno, esta ciência se relaciona com a natureza, sendo assim os experimentos propiciam ao estudante uma compreensão mais científica das transformações que nela ocorrem (AMARAL, 1996) e com a inclusão de projetos envolvendo o alunado faz com que o mesmo obtenha uma compreensão melhor dos conteúdos e um melhor aprendizado. Já que, um dos objetivos da Biologia é de compreender a natureza, e os projetos propiciam ao aluno uma compreensão mais científica das transformações que nela ocorrem, esse estudo busca relacionar os ensinamentos da Biologia junto as práticas experimentais com o cotidiano dos alunos, para melhorar o estudo e entendimento das reações químicas, fazendo com que contribua para a compreensão dos conteúdos de uma forma simples estimulando o Protagonismo Estudantil. Ressaltando que o ensino com abordagem de projeto é um modelo focado no aluno, estimulando-o a participar de tarefas mais amplas, originais e totalmente abertas. Esta forma de abordar os conteúdos desenvolve o conhecimento, as habilidades e instiga o questionamento do estudante, promovendo demonstrações reais de aprendizado. Dessa forma, abordando a importância da Biologia no cotidiano do aluno, por meia das práticas experimentais, tais como o Elevador de Naftalina, o Filtro Artesanal e a Concentração de Carboidratos nos Alimentos. Visando o protagonismo do estudante, já que as pessoas protagonistas tendem a ter uma visão de oportunidades de desenvolvimento para si mesmas e, também, para a organização e para as pessoas ao seu redor, tornando-se mais contributivas para o contexto no qual se inserem e mais valorizadas.