O sistema de ensino infantil tem recebido ao longo dos anos significativas contribuições de grandes nomes da educação, profissionais responsáveis pela constante renovação de metodologias, eficazes na transmissão do conhecimento de forma lúdica, humanizada e consciente. O aporte apresentado por esses sujeitos manifesta-se sobretudo na pedagogia a ser utilizada, contudo, autores como o filósofo e educador Rudolf Steiner e a médica e pedagoga Maria Montessori aprofundaram seus escritos, discorrendo sobre como os espaços educacionais deveriam estar estruturados. Os estudos da relação entre pessoa e ambiente são comuns a outras áreas do conhecimento como a arquitetura, que tem elevado a busca pela criação de espaços ativos na geração de conforto, pertencimento e quando referente a ambientes educacionais, destaca-se ainda o interesse em promover o desenvolvimento físico e cognitivo dos usuários. Dado o exposto, tem-se o seguinte questionamento: Quais as possíveis contribuições do uso de metodologias pedagógicas para a elaboração de centros de educação infantil? Este trabalho objetiva, portanto, de modo geral: investigar o uso de metodologias pedagógicas na elaboração de projetos arquitetônicos de centros de educação infantil; para tanto tem-se enquanto objetivos específicos: Debater sobre a relação pessoa-ambiente no enlace com algumas teorias do desenvolvimento e aprendizagem; Discutir sobre metodologias pedagógicas, sobretudo Montessori e Waldorf, e as possíveis contribuições na elaboração de projetos arquitetônicos. Este é, portanto, um trabalho de caráter qualitativo, do tipo descritivo e exploratório, do qual utilizou-se de uma revisão de literatura narrativa para angariar material que fundamentasse as discussões propostas e desenvolvidas. Por fim, observou-se que independentemente de a instituição adotar o caráter metodológico do educador, existem potencialidades na utilização das metodologias pedagógicas por compreenderem importante instrumento para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem, pois reconhecem as necessidades do espaço e atentam para a integridade dos indivíduos no planejamento de ambientes educacionais.