Este texto apresenta um estudo realizado por meio de um projeto de iniciação cientifica, no ano de 2022, o qual tematizou a permanência estudantil no Ensino Superior. Mais especificamente, objetiva a compreensão, sob a óptica de formandos/as do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (LEDOC/UFERSA), em suma maioria, moradores/as da zona rural no semiárido potiguar, acerca dos fatores que contribuíram/dificultaram para sua permanência no Ensino Superior, destacando fatores de ordem material que têm/tiveram influência nos seus processos formativos. Partindo disso, tenta-se evidenciar as ações institucionais que potencializam a permanência estudantil no Ensino Superior. O estudo se tipificou como uma pesquisa de campo, associada à abordagem qualitativa. Os participantes da pesquisa são formandos da LEDOC/UFERSA. No que se refere à produção dos dados, utilizou-se do questionário, com questões abertas. Como considerações, percebemos que há dificuldades em relação aos fatores econômicos, é perceptível entraves em aspectos básicos para a permanência na universidade, por exemplo os fatores relacionados à alimentação e matérias didáticos. Assim, os/as formandos/as se deparam com problemas como a conciliação dos estudos com a universidade. Sobre os aspectos que contribuíram, ressaltaram as bolsas e auxílios da universidade, a exemplo da Bolsa Acadêmica e bolsas de programas de início à docência, como o PIBID e Programa Residência Pedagógica.