Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PERMANÊNCIA ESTUDANTIL NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO A PARTIR DE FORMANDOS/AS DA LEDOC/UFERSA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98198
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4703
    "inscrito_id" => 8659
    "titulo" => "PERMANÊNCIA ESTUDANTIL NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO A PARTIR DE FORMANDOS/AS DA LEDOC/UFERSA"
    "resumo" => "Este texto apresenta um estudo realizado por meio de um projeto de iniciação cientifica, no ano de 2022, o qual tematizou a permanência estudantil no Ensino Superior. Mais especificamente, objetiva a compreensão, sob a óptica de formandos/as do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (LEDOC/UFERSA), em suma maioria, moradores/as da zona rural no semiárido potiguar, acerca dos fatores que contribuíram/dificultaram para sua permanência no Ensino Superior, destacando fatores de ordem material que têm/tiveram influência nos seus processos formativos. Partindo disso, tenta-se evidenciar as ações institucionais que potencializam a permanência estudantil no Ensino Superior. O estudo se tipificou como uma pesquisa de campo, associada à abordagem qualitativa. Os participantes da pesquisa são formandos da LEDOC/UFERSA. No que se refere à produção dos dados, utilizou-se do questionário, com questões abertas. Como considerações, percebemos que há dificuldades em relação aos fatores econômicos, é perceptível entraves em aspectos básicos para a permanência na universidade, por exemplo os fatores relacionados à alimentação e matérias didáticos. Assim, os/as formandos/as se deparam com problemas como a conciliação dos estudos com a universidade. Sobre os aspectos que contribuíram, ressaltaram as bolsas e auxílios da universidade, a exemplo da Bolsa Acadêmica e bolsas de programas de início à docência, como o PIBID e Programa Residência Pedagógica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID8659_TB4703_27102023205758.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUIS HENRIQUE GOMES DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "LUIS"
    "autor_email" => "luis.costa@alunos.ufersa."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98198
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4703
    "inscrito_id" => 8659
    "titulo" => "PERMANÊNCIA ESTUDANTIL NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO A PARTIR DE FORMANDOS/AS DA LEDOC/UFERSA"
    "resumo" => "Este texto apresenta um estudo realizado por meio de um projeto de iniciação cientifica, no ano de 2022, o qual tematizou a permanência estudantil no Ensino Superior. Mais especificamente, objetiva a compreensão, sob a óptica de formandos/as do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (LEDOC/UFERSA), em suma maioria, moradores/as da zona rural no semiárido potiguar, acerca dos fatores que contribuíram/dificultaram para sua permanência no Ensino Superior, destacando fatores de ordem material que têm/tiveram influência nos seus processos formativos. Partindo disso, tenta-se evidenciar as ações institucionais que potencializam a permanência estudantil no Ensino Superior. O estudo se tipificou como uma pesquisa de campo, associada à abordagem qualitativa. Os participantes da pesquisa são formandos da LEDOC/UFERSA. No que se refere à produção dos dados, utilizou-se do questionário, com questões abertas. Como considerações, percebemos que há dificuldades em relação aos fatores econômicos, é perceptível entraves em aspectos básicos para a permanência na universidade, por exemplo os fatores relacionados à alimentação e matérias didáticos. Assim, os/as formandos/as se deparam com problemas como a conciliação dos estudos com a universidade. Sobre os aspectos que contribuíram, ressaltaram as bolsas e auxílios da universidade, a exemplo da Bolsa Acadêmica e bolsas de programas de início à docência, como o PIBID e Programa Residência Pedagógica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID8659_TB4703_27102023205758.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUIS HENRIQUE GOMES DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "LUIS"
    "autor_email" => "luis.costa@alunos.ufersa."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este texto apresenta um estudo realizado por meio de um projeto de iniciação cientifica, no ano de 2022, o qual tematizou a permanência estudantil no Ensino Superior. Mais especificamente, objetiva a compreensão, sob a óptica de formandos/as do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (LEDOC/UFERSA), em suma maioria, moradores/as da zona rural no semiárido potiguar, acerca dos fatores que contribuíram/dificultaram para sua permanência no Ensino Superior, destacando fatores de ordem material que têm/tiveram influência nos seus processos formativos. Partindo disso, tenta-se evidenciar as ações institucionais que potencializam a permanência estudantil no Ensino Superior. O estudo se tipificou como uma pesquisa de campo, associada à abordagem qualitativa. Os participantes da pesquisa são formandos da LEDOC/UFERSA. No que se refere à produção dos dados, utilizou-se do questionário, com questões abertas. Como considerações, percebemos que há dificuldades em relação aos fatores econômicos, é perceptível entraves em aspectos básicos para a permanência na universidade, por exemplo os fatores relacionados à alimentação e matérias didáticos. Assim, os/as formandos/as se deparam com problemas como a conciliação dos estudos com a universidade. Sobre os aspectos que contribuíram, ressaltaram as bolsas e auxílios da universidade, a exemplo da Bolsa Acadêmica e bolsas de programas de início à docência, como o PIBID e Programa Residência Pedagógica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.