O presente trabalho detêm como aspecto principal a compreensão da pedagogia afetiva como uma abordagem de alta relevância para a integração significativa dos alunos autistas no processo educacional de ensino-aprendizagem, atentando-se pedagogicamente aos âmbitos psicológico, cognitivos e social demonstrando como o afeto pode ser um facilitador para uma inclusão legítima, concedendo a promoção de um maior entendimento para os professores e corpo docente sobre o transtorno do espectro autista, utilizando a abordagem afetiva como técnica poderosa para incorporar um trabalho, criterioso, realizado com responsabilidade e acompanhamento buscando a construção de saberes e conhecimentos sobre/para os alunos com TEA. Este trabalho exporá majoritariamente as concepções das ideias oriundas dos seguintes autores: Vygotsky, Wallon e Piaget além de outros, que explicam suas visões na relação da afetividade entre professor e aluno e o processo educacional, ademais os conceitos de Gauderer e Leo Kanner serão norteadores para a conceitualização do autismo. Diante dos resultados obtidos conclui-se que a intimidade resultante da abordagem da pedagogia afetiva valendo-se do vínculo emocional gerará um resultado significativo na criança com TEA haja vista que o desenvolvimento cognitivo e afetivo andam em conjunto e a ligação existente entre o professor e o estudante aliada a um conhecimento fidedigno do diagnóstico do alunado e suas especificidades, oportuniza ao docente a realização de um trabalho de qualidade.