Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MUSEU DA MEMÓRIA: UMA ATIVIDADE PRÁTICA REALIZADA PELOS ALUNOS DO 2º DO ENSINO MÉDIO

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente trabalho foi realizado na Escola João Matheus Barbosa na munícipio de Juscimeira-MT, com os alunos do 2º ano do Ensino Médio, no qual pode contemplar as competências e habilidades relacionadas aos componentes curriculares de Geografia e História. O Objetivo principal foi investigar os motivos pelos quais algumas famílias dos estudantes migraram para o estado de Mato Grosso especificamente para munícipio de Juscimeira. Para tanto trabalhamos os conceitos de identidade cultural nos processos migratórios, as diferentes formas de migração e os motivos das migrações, posteriormente os alunos aplicaram uma pesquisa quantitativa (questionários e entrevistas) com os seus familiares, de forma a investigar e entender sua história e origem, os alunos buscaram também analisar objetos e vestígios da cultura material e imaterial de modo a identificar conhecimentos, valores, crenças e práticas que caracterizam a identidade e a diversidade cultural de seus familiares, no que resultou na construção de um museu da memória, onde cada estudante expos na feira cultural, os objetos, alimentos, fotos, relatos de vida, que contassem um pouco da sua história. Os estudantes puderam expor aos visitantes da feira cultural os relatos de experiências para a construção de museu da memória e contar um pouco sobre os processos migratórios que suas famílias realizaram até se estabelecerem na cidade em que reside atualmente. A atividade demonstrou a importância da utilização de materiais práticos e didáticos para a explicação de conceitos abstratos, tornando o ensino e aprendizagem mais eficiente. Sendo também um instrumento de resgate a identidade e memória dos estudantes. O regaste a memória se torna um aprendizado, uma vez que a partir das referências do passado o estudante aprende a conhecer a sua história, por tanto se torna extremamente relevante para a percepção do próprio indivíduo e de suas ações no tempo e espaço.

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