As crianças desde o nascimento são rodeadas por histórias, sejam elas orais ou escritas. A vivência com as histórias infantis é a oportunidade ideal para desenvolver na criança o interesse e o prazer, de maneira lúdica, de aproximar a criança com o universo da leitura. A literatura infantil é um instrumento de suma importância nos vários aspectos de desenvolvimento da criança. Este estudo tem como objetivo compreender a importância que a literatura infantil tem no processo de formação de alunos leitores, evidenciando a importância dessa literatura para a formação intelectual e social das crianças. Para tanto, utilizou-se os estudos e pensamentos de Freire (2008), Lajolo (1991), Zilberman (1987), entre outros. A presente pesquisa é de cunho qualitativo e bibliográfico. A partir das discussões presentes no estudo, foi possível concluir que a literatura infantil é fundamental na formação de alunos leitores. Por meio dela, eles aprendem a se comunicar e a dialogar com o mundo ao seu redor. Partindo disso, foi possível perceber que desenvolver o interesse e o hábito pela leitura é um processo constante, que deve – se iniciar muito cedo em casa, aperfeiçoar – se na escola e continua pela vida inteira. Quanto mais cedo a criança tiver contato com a leitura, melhor tende a ser sua formação leitora.