Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ORGANELAS CELULARES: SEQUÊNCIA DIDÁTICA E APRENDIZAGEM SIGNIFICATICA COMO PRÁTICA DE ENSINO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98686
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5327
    "inscrito_id" => 16375
    "titulo" => "ORGANELAS CELULARES: SEQUÊNCIA DIDÁTICA E APRENDIZAGEM SIGNIFICATICA COMO PRÁTICA DE ENSINO"
    "resumo" => "Um dos grandes desafios enfrentados pelos professores na área de ciências é tornar a aula mais atrativa suscitando a motivação dos estudantes, a falta de equipamentos, de material didático e um ambiente agradável desestimula os educandos. O trabalho descrito foi realizado no Estágio do PIBID na Escola Estadual Jarbas Passarinho – Camaragibe. PE. De acordo com a BNCC devemos “explicar a organização básica das células e o seu papel como unidades estrutural e funcional dos seres vivos” Diante disso, pensamos criar um material didático sobre as organelas, produzido com materiais acessíveis, simples e de fácil compreensão para os alunos, produzimos o jogo: Identifique as organelas, onde os mesmos participaram ativamente no processo de produção e da criação das suas regras. A brincadeira foi realizada de maneira dinâmica, e respondia primeiro a equipe que lançasse o dado e caísse o número maior. Ganhou o grupo que teve mais acertos em relação as respostas do jogo. O objetivo do jogo Desenvolver e aplicar jogos para auxílio no processo ensino-aprendizagem de citologia. Para a realização do jogo, realizamos uma sequência didática desenvolvida em três aulas, onde realizamos uma aula expositiva e dialogada, em um momento em que os estudantes tiveram a oportunidade de ler o material proposto, ver os vídeos e tirar dúvidas. Na segunda aula foi o momento de colocar a mão na massa e produzir fazendo a produção das organelas e onde foram decididas as regras do jogo, e o terceiro momento foi a da brincadeira. Os materiais utilizados para a confecção foram: cartolina branca, lápis grafite para desenhar, lápis de cor e lápis hidrocor para colorir, tesoura sem ponta para recortar e fita durex para expor no quadro. O trabalho realizado foi relativamente simples, mas a metodologia utilizada trouxe uma aprendizagem ativa e significativa para esses alunos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID16375_TB5327_01102023204349.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DA CONCEIÇÃO PEREIRA BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "cecinhapbarbosa@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98686
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5327
    "inscrito_id" => 16375
    "titulo" => "ORGANELAS CELULARES: SEQUÊNCIA DIDÁTICA E APRENDIZAGEM SIGNIFICATICA COMO PRÁTICA DE ENSINO"
    "resumo" => "Um dos grandes desafios enfrentados pelos professores na área de ciências é tornar a aula mais atrativa suscitando a motivação dos estudantes, a falta de equipamentos, de material didático e um ambiente agradável desestimula os educandos. O trabalho descrito foi realizado no Estágio do PIBID na Escola Estadual Jarbas Passarinho – Camaragibe. PE. De acordo com a BNCC devemos “explicar a organização básica das células e o seu papel como unidades estrutural e funcional dos seres vivos” Diante disso, pensamos criar um material didático sobre as organelas, produzido com materiais acessíveis, simples e de fácil compreensão para os alunos, produzimos o jogo: Identifique as organelas, onde os mesmos participaram ativamente no processo de produção e da criação das suas regras. A brincadeira foi realizada de maneira dinâmica, e respondia primeiro a equipe que lançasse o dado e caísse o número maior. Ganhou o grupo que teve mais acertos em relação as respostas do jogo. O objetivo do jogo Desenvolver e aplicar jogos para auxílio no processo ensino-aprendizagem de citologia. Para a realização do jogo, realizamos uma sequência didática desenvolvida em três aulas, onde realizamos uma aula expositiva e dialogada, em um momento em que os estudantes tiveram a oportunidade de ler o material proposto, ver os vídeos e tirar dúvidas. Na segunda aula foi o momento de colocar a mão na massa e produzir fazendo a produção das organelas e onde foram decididas as regras do jogo, e o terceiro momento foi a da brincadeira. Os materiais utilizados para a confecção foram: cartolina branca, lápis grafite para desenhar, lápis de cor e lápis hidrocor para colorir, tesoura sem ponta para recortar e fita durex para expor no quadro. O trabalho realizado foi relativamente simples, mas a metodologia utilizada trouxe uma aprendizagem ativa e significativa para esses alunos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID16375_TB5327_01102023204349.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DA CONCEIÇÃO PEREIRA BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "cecinhapbarbosa@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Um dos grandes desafios enfrentados pelos professores na área de ciências é tornar a aula mais atrativa suscitando a motivação dos estudantes, a falta de equipamentos, de material didático e um ambiente agradável desestimula os educandos. O trabalho descrito foi realizado no Estágio do PIBID na Escola Estadual Jarbas Passarinho – Camaragibe. PE. De acordo com a BNCC devemos “explicar a organização básica das células e o seu papel como unidades estrutural e funcional dos seres vivos” Diante disso, pensamos criar um material didático sobre as organelas, produzido com materiais acessíveis, simples e de fácil compreensão para os alunos, produzimos o jogo: Identifique as organelas, onde os mesmos participaram ativamente no processo de produção e da criação das suas regras. A brincadeira foi realizada de maneira dinâmica, e respondia primeiro a equipe que lançasse o dado e caísse o número maior. Ganhou o grupo que teve mais acertos em relação as respostas do jogo. O objetivo do jogo Desenvolver e aplicar jogos para auxílio no processo ensino-aprendizagem de citologia. Para a realização do jogo, realizamos uma sequência didática desenvolvida em três aulas, onde realizamos uma aula expositiva e dialogada, em um momento em que os estudantes tiveram a oportunidade de ler o material proposto, ver os vídeos e tirar dúvidas. Na segunda aula foi o momento de colocar a mão na massa e produzir fazendo a produção das organelas e onde foram decididas as regras do jogo, e o terceiro momento foi a da brincadeira. Os materiais utilizados para a confecção foram: cartolina branca, lápis grafite para desenhar, lápis de cor e lápis hidrocor para colorir, tesoura sem ponta para recortar e fita durex para expor no quadro. O trabalho realizado foi relativamente simples, mas a metodologia utilizada trouxe uma aprendizagem ativa e significativa para esses alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.