Um dos grandes desafios enfrentados pelos professores na área de ciências é tornar a aula mais atrativa suscitando a motivação dos estudantes, a falta de equipamentos, de material didático e um ambiente agradável desestimula os educandos. O trabalho descrito foi realizado no Estágio do PIBID na Escola Estadual Jarbas Passarinho – Camaragibe. PE. De acordo com a BNCC devemos “explicar a organização básica das células e o seu papel como unidades estrutural e funcional dos seres vivos” Diante disso, pensamos criar um material didático sobre as organelas, produzido com materiais acessíveis, simples e de fácil compreensão para os alunos, produzimos o jogo: Identifique as organelas, onde os mesmos participaram ativamente no processo de produção e da criação das suas regras. A brincadeira foi realizada de maneira dinâmica, e respondia primeiro a equipe que lançasse o dado e caísse o número maior. Ganhou o grupo que teve mais acertos em relação as respostas do jogo. O objetivo do jogo Desenvolver e aplicar jogos para auxílio no processo ensino-aprendizagem de citologia. Para a realização do jogo, realizamos uma sequência didática desenvolvida em três aulas, onde realizamos uma aula expositiva e dialogada, em um momento em que os estudantes tiveram a oportunidade de ler o material proposto, ver os vídeos e tirar dúvidas. Na segunda aula foi o momento de colocar a mão na massa e produzir fazendo a produção das organelas e onde foram decididas as regras do jogo, e o terceiro momento foi a da brincadeira. Os materiais utilizados para a confecção foram: cartolina branca, lápis grafite para desenhar, lápis de cor e lápis hidrocor para colorir, tesoura sem ponta para recortar e fita durex para expor no quadro. O trabalho realizado foi relativamente simples, mas a metodologia utilizada trouxe uma aprendizagem ativa e significativa para esses alunos.