A educação básica técnica e tecnológica é um direito de todos os alunos que a frequentam. Contudo, faz-se pertinente analisar se a infraestrutura demandada por esta modalidade de ensino garante a acessibilidade ao processo ensino-aprendizagem. Este texto elege como recorte empírico a investigação dos laboratórios didáticos relacionados aos ensino de Química de dois campi do IFRJ, localizados na Baixada Fluminense/ RJ. Tais instituições oferecem cursos relacionados ao eixo profissional de produção industrial, ênfase à área da Química. Buscou-se averiguar a possível dificuldade presente no cotidiano de alunos com deficiência e/ ou necessidades quanto a sua mobilidade, o que pode influenciar diretamente o processo de ensino e aprendizagem. A Lei Brasileira de Inclusão nº 13146/2015 estabelece que espaços públicos e privados devem promover acessibilidade, em condições de igualdade, a pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, a fim de assegurar um espaço acessível para que estes possam transitar com independência e protagonismo com exercícios de seus direitos e de suas liberdades. Sugere-se que ambientes educacionais sigam as diretrizes descritas na Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT, 2015, 3ª ed.), que descreve quais são os requisitos e delimitações métricas que devem, obrigatoriamente, ser seguidas para garantir uma adaptação que atenda as especificações de alunos com mobilidade reduzida em vias e espaços públicos, assim como nos ambientes de laboratório didático de Química. É possível observar nas regras da ABNT que há exigências para que pessoas na cadeira de rodas possam transitar nesses espaços e movimentar seus membros superiores, além do uso de barras de apoio que auxiliem na autonomia destes. Essas especificações já estabelecidas fazem uso de recursos também descritos na norma, como: sinalização direcional, amplitude e instalações permanentes ou temporárias ao qual espera-se que tais sugestões atribuídas a ambientes educacionais assegurem uma participação ativa e significativa a todos os alunos.