Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ACESSIBILIDADE COMUNICATIVA PARA SURDOS NOS ESPAÇOS ESCOLARES

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Garantir a todos, indistintamente, a utilização segura de espaços, transportes, tecnologias,equipamentos etc. tem sido um desafio que o termo “acessibilidade” vem tentando superar.Mesmo com respaldo na legislação, a acessibilidade ainda não atingiu sua plenitude, muito ainda precisa ser feito, o que requer discussões mais específicas. Neste trabalho, buscamos contribuir discutindo a acessibilidade comunicativa às pessoas surdas nos espaços escolares. Nosso objetivo é investigar as condições físicas, linguísticas e pedagógicas das escolas no tocante a garantir a acessibilidade comunicativa às pessoas com surdez. Concebemos como relevante que essa parcela da população tenha condições de comunicar se,seja em sua língua materna (Libras), seja na modalidade escrita da língua da comunidade majoritária em que vive. A pesquisa encontra-se em andamento, em processo de leitura e análise de material bibliográfico levantado, comparando discussões em pesquisas já realizadas, identificando pontos convergentes e divergentes, a fim de gerar novas informações. Os resultados parciais vêm apontando que as escolas ainda têm um longo caminho a percorrer até garantir, de fato, comunicação acessível às pessoas surdas, desde a adaptação de sua estrutura física, passando pela aquisição de recursos pedagógicos, até a qualificação de seus profissionais. Conclusões que serão confirmadas, refutadas ou ampliadas em outra etapa da pesquisa, quando formos a campo para observações e entrevistas em escolas da rede pública.

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