O presente estudo tem como objetivo compreender como a prova de Matemática do ENEM vem sendo estruturada acerca dos conhecimentos geométricos. Nesse sentido, este trabalho teve como material de pesquisa as provas do ENEM dos últimos 3 anos, verificado o alcance nacional do mesmo. Para desenvolver a pesquisa o objeto norteador foi a premissa de estudos que indicam que frequentemente os resultados obtidos em avaliações externas como a Prova Brasil e SAEPE, sofrem impacto das metodologias que os professores utilizam em suas aulas. Pensando nisso, esse trabalho apresenta um levantamento sobre os tipos de problemas propostos no exame em estudo utilizando à categoria de problemas de Dante bem como as habilidades que o estudante deve possuir para ter bons resultados nessa avaliação. Como resultado, foi possível inferir que, os problemas trabalhados no ENEM são os de algoritmo, reconhecimento e padrão, isto na área da Geometria e provas estudadas, sendo os problemas de algoritmo os mais recorrentes. Diante desse resultado, foi possível concluir que as habilidades mais corriqueiras que o estudante deve dominar é o reconhecimento das figuras geométricas, saber aplicar nos mais diversos contextos as fórmulas estudadas em geometria, ter uma boa visão 3D dos sólidos geométricos e também ter uma boa estratégia, bem como ter uma boa desenvoltura em interpretação, em que essa última habilidade quando má desenvolvida acaba limitando muito a resolução dos problemas já que o estudante necessita não só, ler e resolver o problema, mas também montar um plano de resolução. Por fim, com o estudo foi possível mapear o que deve ser priorizado em sala de aula pelos professores de matemática quanto aos conhecimentos geométricos, pois, os tipos de problemas que os estudantes tem contato na Educação Básica pode limitar o desenvolvimento de habilidades que são necessárias para os diversos exames que o estudante é submetido.