Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TENSIONAMENTOS DA IMPLEMENTAÇÃO DO CURRÍCULO MINEIRO: A VISÃO DE COORDENADORES DO NEM DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente trabalho discorre sobre as vivências de dois coordenadores do Novo Ensino Médio (NEM) de uma Escola Pública Estadual situada na região periférica da cidade de Belo Horizonte (MG). Os coordenadores do NEM atuam em turnos distintos: matutino e noturno e lidam com as adversidades impostas pelo Governo Estadual e o discurso nefasto presente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que reestrutura o Ensino Médio após o período pandêmico sem uma infraestrutura adequada. Em Minas Gerais, o Ensino Médio passou a ser afetado em todas as escolas estaduais a partir de 2022, com a inclusão do currículo mineiro que altera a matriz curricular e a carga horária dos estudantes matriculados no 1º Ano do Ensino Médio. Para auxiliar esta situação, a Secretaria de Estado e Educação de Minas Gerais (SEE-MG) criou a função “coordenação do NEM” para auxiliar nas demandas pedagógicas que deveriam ser de responsabilidade do supervisor escolar, mas que não possuem tempo hábil, tampouco uma valorização profissional devida para exercer mais esta demanda. Desse modo, o presente relato, pautado em uma pesquisa qualitativa narrativa, apresenta vivências de dois coordenadores do NEM, os diversos tensionamentos ocasionados pela implementação do NEM e a deficitária formação continuada para atender tais especificidades no Estado. Os resultados apontam para a necessidades de formações contínuas sérias e críticas e que tais formações se adequem ao tempo docente, tendo em vista que, muitas das reuniões pedagógicas que ocorrem extrapolam a carga horária dos docentes responsáveis por essa nova função. Além disso, o esvaziamento curricular propiciado pela contrarreforma do Ensino Médio e o deslocamento de professores da formação geral básica para ministrarem aulas nos itinerários formativos tem impulsionado uma série de entraves que esbarram em categorias importantes, dentre elas, a dos saberes docentes, a profissionalização e a identidade do profissional da educação.

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