RESUMO Este artigo propõe apresentar os resultados de uma pesquisa a ser realizada segundo as experiências e percepções das professoras de Língua Portuguesa no 1° ano de uma escola do Ensino Fundamental, localizada no extremo Sul baiano. Iniciou-se a partir de inquietações durante um estágio em uma escola municipal desta cidade. Propõem-se compreender a influência existente entre literatura infantil e sucesso no processo de alfabetização e letramento. Questionou-se em que medida a literatura influencia no progresso da alfabetização nos anos iniciais, do Ensino Fundamental, atentando para as considerações das professoras. Objetiva, portanto, apresentar a percepção das professoras em relação a influência que a literatura infantil exerce no processo de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Metodologicamente, esta pesquisa traçará um diálogo entre Delia Lerner (2002) e Magda Soares (2003), duas pesquisadoras, notadamente relacionadas ao processo de alfabetização. A partir destas referências, serão entrevistadas duas professoras da escola citada, considerando um questionário aberto. Definiu-se a escola em questão para ser pesquisada, pelo fato da orientanda da proposta deste trabalho participar neste espaço, enquanto bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). A pesquisa iniciará após submissão à Plataforma Brasil e sua consequente aprovação pelo Comitê de Ética e Pesquisa (CEP). O projeto já se encontra tramitando para aprovação junto ao CEP. Além disto, os gestores da escola autorizaram a pesquisa no espaço escolar. Provavelmente a conclusão deste trabalho ocorrerá na segunda semana de agosto de 2023. Acredita-se que os resultados colaborarão para que discentes em Pedagogia percebam, pelas experiências da professoras, em que medida a literatura infantil influencia no processo de alfabetização. Além disto, os resultados serão apresentados na escola em que ocorrerá a pesquisa, possibilitando que demais professores se apropriem dos resultados. Palavras-chave: Alfabetização, Literatura infantil e Letramento, percepção das professoras.