O presente artigo trata-se de um relato de experiência de duas atividades que foram criadas e aplicadas por graduandos do curso de licenciatura em Biologia pelo IFRN, durante as aulas da matéria de Biologia no ensino médio. Os estudantes que tiveram o primeiro contato com as atividades foram os discentes do 1º ano D, da Escola Estadual Profº Clara Tetéo. Nessa abordagem os alunos tiveram que responder a um questionário e a um quiz didático sobre os conteúdos de água e sais minerais, onde a absorção do conteúdo feitas por eles, e as respostas obtidas no questionário, seriam de grande aporte para a aplicação de futuras atividades; o objetivo de ambas as atividades foi recolher informações sobre os assuntos citados com os discentes para promover futuras tarefas e a fixação dos conteúdos abordados, visando uma melhora nas metodologias pertinentes ao ensino tradicional. Observou-se que perante a realidade das escolas públicas, que apresentam poucos recursos e tempo para organização de atividades mais lúdicas, os alunos avaliaram como motivadoras e divertidas esse tipo de metodologia em sala de aula. Com isso, vê-se que o ambiente escolar precisa mudar suas metodologias para poder, assim, criar um ambiente mais interativo com os alunos.