O desenvolvimento humano necessita de algumas habilidades básicas para se comunicar, interpretar e ler, e toda aprendizagem se une a leitura. Ler para a criança é um ato de responsabilidade política, uma vez que o locutor empresta a voz para que o autor fale às crianças, também assegura a elas o direito de ingressarem nesse universo letrado, antes mesmo de saber os nomes das letras. A visão se amplia com a leitura, e através das palavras é que temos a descoberta de mundos. A leitura desempenha papel de destaque no percurso da escrita, quando trabalhamos com a linguagem verbal, seja oral ou escrita, estamos abordando várias aprendizagens como: brincar com as palavras, conhecer narrativas literárias, criar comportamentos leitores e desenvolver a comunicação. O tema escolhido visa abordar a insuficiência da decodificação de um texto nos anos iniciais, uma vez que não se lê letra por letra e nem se encadeia fonemas e sim se constrói significados por meio da aquisição de uma técnica de leitura e escrita social, o letramento. O maior desafio é a desconstrução da visão obsoleta que ainda persiste sobre a alfabetização, fruto de momentos históricos, onde, o ato de alfabetizar seria uma mera aquisição de códigos linguísticos.