Este trabalho tem por finalidade ressaltar a importância de metodologias de Ensino da Língua Portuguesa utilizadas nas escolas do campo. A Educação do Campo ganha um espaço significativo dentro das discussões no que se refere as metodologias adequadas a serem utilizadas com os educandos afim de proporcionar um ensino significativo e compreensivo dialogando com os saberes científicos e os saberes tradicionais. Para a ensinar no campo é necessário que o educador tenha um olhar crítico-reflexivo para trabalhar com metodologias adequadas à realidade daqueles sujeitos. Nesse sentido, promover um ensino significativo a esses povos requer planejamento, organização e construção de diálogos contextualizados com as experiencias e as pluralidades dos sujeitos. A pesquisa realizada se baseia em autores como Libanêo (1994), Santos e Silva (2021) e Referencial Curricular Amazonense (2019). A metodologia da pesquisa é do tipo bibliográfica. Para tal, foi necessário empreendermos um levantamento bibliográfico da produção acadêmica em bancos de dados e periódicos oficiais sobre as Metodologias de ensino utilizadas por professores de Língua Portuguesa que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas do campo. Aponta-se para a necessidade de metodologias e práticas pedagógicas que atendam às necessidades dos povos camponeses e dessa forma se construa conhecimentos significativos e oportuniza a esses educandos a percepção do mundo a sua volta, corroborando com uma reflexão acerca das suas necessidades. Tivemos como resultados de que tais metodologias de ensino se trabalhadas voltadas às singularidades do campo, corroboram para o bom desempenho escolar do educando, como também a construção de um olhar crítico e criativo, voltado para às necessidades sociais. Tais metodologias voltadas ao ensino de Língua Portuguesa, oportuniza a esses educandos a percepção do mundo a sua volta e propiciando a reprodução da sua cultura e preservação da sua identidade.