Diante do cenário do retorno presencial das atividades acadêmicas e considerando o contexto pós-pandêmico, este estudo surge a partir do seguinte questionamento: como ocorre o processo de validação do uso das ferramentas digitais na prática pedagógica dos professores de IES do Piauí, no contexto pós-pandêmico? O estudo possui como objetivo geral compreender como os professores de IES do Piauí validaram o uso das ferramentas digitais na prática pedagógica no contexto pós-pandêmico. A investigação possui abordagem qualitativa, de campo, do tipo descritiva (GIL, 2002), desenvolvida no âmbito do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Epistemologia da Prática Profissional (NIPEEPP/UFPI). A pesquisa possui as seguintes fases: 1) levantamento bibliográfico e documental acerca da temática e 2) pesquisa de campo, aplicada aos professores e professoras de IES públicas do Piauí. A pesquisa encontra-se em andamento, em fase de coleta de dados. O contato com as IES foi realizado através das coordenações de cursos de graduação. Para coleta de dados foi utilizado um questionário no Google Forms, com 10 (dez) questões mistas, que contemplam os seguintes eixos: competências tecnológicas adquiridas a partir da utilização das ferramentas digitais durante o ERE; o nível de apropriação dos participantes em relação a essas competências; ferramentas digitais adotadas no ERE que permaneceram em uso no contexto pós-pandêmico; estratégias pedagógicas adotadas para continuar utilizando tais recursos digitais; os impactos do uso das ferramentas digitais na prática pedagógica no contexto pós-pandêmico, dentre outros eixos. O questionário foi enviado a professores (as) de IES públicas do Piauí, sendo elas: Universidade Federal do Piauí, Universidade Estadual do Piauí e Instituto Federal do Piauí. O estudo contribuirá para um levantamento acerca da utilização das TDIC no contexto pós-pandêmico e de como estas foram ressignificadas com a Pandemia da Covid-19.