GAMA, Catarina Da Silva et al.. O novo ensino médio e uma nova educação física escolar. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/98679>. Acesso em: 23/12/2024 03:04
A partir de 2018 a BNCC trouxe grandes mudanças no Ensino Médio, e este novo Ensino Médio veio com alterações para a Educação Física Escolar, como por exemplo uma redução impactante na sua carga horária, bem como também uma grande mudança no seu currículo, onde a Educação Física foi enquadrada dentro do bloco das disciplinas de linguagens, tendo como objetivo conhecer as mais diversas formas de linguagem e sua forma de ampliar a comunicação. Surgindo assim uma educação física que sai daquela em que o aluno reproduz uma atividade proposta pelo professor, e passa a pensar e refletir sobre as práticas corporais que esta disciplina proporciona, desenvolvendo assim o seu protagonismo, relacionando seus elementos específicos com os elementos de outras disciplinas. Trabalhar sobre os cuidados necessários com a saúde, tendo como exemplo, agora ficou ainda mais em evidência uma vez que este é um conteúdo que pode ser aplicado de forma interdisciplinar, e que deve ser levado para as experiências dos alunos no ambiente fora da escola. Dessa forma pode-se entender que o novo Ensino Médio trouxe mudanças para a educação física, diminuindo sua carga horária minimizando assim sua valorização, porém, as áreas de atuação dos seus conteúdos se ampliaram, uma vez que os professores em suas aulas devem aproximar o aluno do dia a dia de cada um e das mais diversas situações que por ele serão enfrentadas.