Este artigo buscou refletir as experiências de graduandos do curso de Licenciatura em Biologia do Instituto Federal do Maranhão, participantes do Laboratório de Ensino de Ciências e Biologia. No segundo semestre de 2021 os alunos planejaram uma sequência didática de microaulas na temática saúde utilizando modelos didáticos. Os conteúdos abordados foram: vírus, câncer, bactéria e sistema imune. A fim de conhecer as contribuições na formação dos futuros docentes referente à prática da modelagem didática, aplicou-se um questionário semiestruturado contendo cinco questões, sendo três objetivas e duas discursivas, o qual foi entregue para os doze participantes. A pesquisa se insere no Eixo Construtivo do grupo que visa ampliar o repertório metodológico de planejamento e utilização de modelos didáticos pelos discentes. Por fim, através das respostas obtidas os dados foram avaliados. Obteve-se como resultado relatos positivos na formação acadêmica. Percebendo-se assim a importância de propor atividades que ampliem as opções metodológicas de futuros professores. Ao fim da análise dos questionários, verificou-se que os participantes do Laboratório de ensino de ciências e biologia demonstraram ter tido uma ótima vivência com a atividade proposta e com a produção dos modelos didáticos usados na microaula. Assim se concluiu que os cursos superiores responsáveis pela formação dos docentes devem investir mais nas práticas pedagógicas que envolvam a modelagem, visto que ela é capaz de ocupar o espaço da falta de recursos nas escolas e também viabiliza a construção do conhecimento de forma prática.