Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MODELAGEM DIDÁTICA PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA NA LICENCIATURA DE BIOLOGIA

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este artigo buscou refletir as experiências de graduandos do curso de Licenciatura em Biologia do Instituto Federal do Maranhão, participantes do Laboratório de Ensino de Ciências e Biologia. No segundo semestre de 2021 os alunos planejaram uma sequência didática de microaulas na temática saúde utilizando modelos didáticos. Os conteúdos abordados foram: vírus, câncer, bactéria e sistema imune. A fim de conhecer as contribuições na formação dos futuros docentes referente à prática da modelagem didática, aplicou-se um questionário semiestruturado contendo cinco questões, sendo três objetivas e duas discursivas, o qual foi entregue para os doze participantes. A pesquisa se insere no Eixo Construtivo do grupo que visa ampliar o repertório metodológico de planejamento e utilização de modelos didáticos pelos discentes. Por fim, através das respostas obtidas os dados foram avaliados. Obteve-se como resultado relatos positivos na formação acadêmica. Percebendo-se assim a importância de propor atividades que ampliem as opções metodológicas de futuros professores. Ao fim da análise dos questionários, verificou-se que os participantes do Laboratório de ensino de ciências e biologia demonstraram ter tido uma ótima vivência com a atividade proposta e com a produção dos modelos didáticos usados na microaula. Assim se concluiu que os cursos superiores responsáveis pela formação dos docentes devem investir mais nas práticas pedagógicas que envolvam a modelagem, visto que ela é capaz de ocupar o espaço da falta de recursos nas escolas e também viabiliza a construção do conhecimento de forma prática.

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