RELATO DE EXPERIÊNCIA DE INTERVENÇÃO EM PSICOLOGIA ESCOLAR-EDUCACIONAL: ‘IDENTIFICAR-SE: DIVERSIDADE E IDENTIFICAÇÕES EM CURSO’
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99547 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6444 "inscrito_id" => 13839 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA DE INTERVENÇÃO EM PSICOLOGIA ESCOLAR-EDUCACIONAL: ‘IDENTIFICAR-SE: DIVERSIDADE E IDENTIFICAÇÕES EM CURSO’" "resumo" => "O presente trabalho trata-se de um relato de experiência de estágio em Psicologia Escolar-educacional em uma perspectiva histórico-cultural, com foco em uma das intervenções realizadas: um ciclo de debates sobre identidade e diversidade com professoras(es) da rede estadual de ensino em um estado do Nordeste. Partindo de questões postas pelo campo de estágio relativas à diversidade, objetivou-se debater sobre identidade, identificações e a diversidade de existências, compreendendo-a de modo mais ampliada e processual: como transformação, algo em constante construção a partir da história de vida (que é subjetiva e social) e dos papéis sociais que são colocados para o sujeito que, em alguma medida, aceita para si e age como tal. Foram realizados três encontros de forma remota e os participantes assinaram TCLE consentindo a gravação dos momentos para fins acadêmicos. Tais encontros envolveram discussões sobre o conceito de identidade-metamorfose-emancipação; uma dinâmica de identidade Nordestina e a relação entre diversidade e identidade, partindo de temas disparadores relativos a suas próprias realidades. Para promover a participação, foram utilizados recursos diversos como vídeos e músicas. De modo geral, foi possível refletir o que elas(es) entendem como papel da(o) professor(a); refletindo como elas(es) foram construindo sua identidade como professoras(es) - a partir das imagens que já tinham sobre como a(o) professor(a) deve agir e do reconhecimento dos outros, e da própria instituição escolar, como tais - como para refletirem sobre como essa visão (sobre seu papel) se relaciona com a forma que ensinam e o que reproduzem com seus fazeres. Por fim, só depois de debater identidade em dois encontros, discutimos diversidade; refletindo que todos tem identidade (não só quem tem uma identidade considerada desviante) e que é nosso papel respeitar e reconhecer." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID13839_TB6444_12122023092632.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NABEAU DE ARAUJO PADILHA NETO" "autor_nome_curto" => "Nabeau" "autor_email" => "nabeaupadilha@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99547 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6444 "inscrito_id" => 13839 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA DE INTERVENÇÃO EM PSICOLOGIA ESCOLAR-EDUCACIONAL: ‘IDENTIFICAR-SE: DIVERSIDADE E IDENTIFICAÇÕES EM CURSO’" "resumo" => "O presente trabalho trata-se de um relato de experiência de estágio em Psicologia Escolar-educacional em uma perspectiva histórico-cultural, com foco em uma das intervenções realizadas: um ciclo de debates sobre identidade e diversidade com professoras(es) da rede estadual de ensino em um estado do Nordeste. Partindo de questões postas pelo campo de estágio relativas à diversidade, objetivou-se debater sobre identidade, identificações e a diversidade de existências, compreendendo-a de modo mais ampliada e processual: como transformação, algo em constante construção a partir da história de vida (que é subjetiva e social) e dos papéis sociais que são colocados para o sujeito que, em alguma medida, aceita para si e age como tal. Foram realizados três encontros de forma remota e os participantes assinaram TCLE consentindo a gravação dos momentos para fins acadêmicos. Tais encontros envolveram discussões sobre o conceito de identidade-metamorfose-emancipação; uma dinâmica de identidade Nordestina e a relação entre diversidade e identidade, partindo de temas disparadores relativos a suas próprias realidades. Para promover a participação, foram utilizados recursos diversos como vídeos e músicas. De modo geral, foi possível refletir o que elas(es) entendem como papel da(o) professor(a); refletindo como elas(es) foram construindo sua identidade como professoras(es) - a partir das imagens que já tinham sobre como a(o) professor(a) deve agir e do reconhecimento dos outros, e da própria instituição escolar, como tais - como para refletirem sobre como essa visão (sobre seu papel) se relaciona com a forma que ensinam e o que reproduzem com seus fazeres. Por fim, só depois de debater identidade em dois encontros, discutimos diversidade; refletindo que todos tem identidade (não só quem tem uma identidade considerada desviante) e que é nosso papel respeitar e reconhecer." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID13839_TB6444_12122023092632.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NABEAU DE ARAUJO PADILHA NETO" "autor_nome_curto" => "Nabeau" "autor_email" => "nabeaupadilha@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }