A Bolsa Permanência é uma política pública voltada à concessão de auxílio financeiro aos estudantes, sobretudo, aos estudantes quilombolas, indígenas e em situação de vulnerabilidade socioeconômica matriculados em instituições federais de ensino superior e assim contribuir para a permanência e a diplomação dos beneficiados, e busca promover a democratização do acesso ao ensino superior. O presente trabalho tem como objetivo avaliar a concepção dos estudantes de ciências biológicas beneficiários do programa no ciclo 2022-2023 na Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), pretende-se analisar se a bolsa contribui significativamente para a permanência estudantil. Portanto, a pesquisa tem como objetivo específico: compreender as percepções dos alunos beneficiados e apontar os principais benefícios e desafios enfrentados pelos mesmos, tal como suas opiniões e sugestões de melhorias. O estudo será realizado fazendo uso de abordagem qualitativa, por meio de questionários individuais que abordaram temas como o efeito da bolsa na continuidade da graduação e na qualidade de vida dos estudantes. Desse modo, espera-se que os resultados desse trabalho forneçam uma percepção mais aperfeiçoada de como os alunos percebem esse auxílio financeiro; e que possam amparar na avaliação e aperfeiçoamento contínuo do programa, proporcionando maior eficácia na garantia da permanência dos acadêmicos em situação de vulnerabilidade socioeconômica.