Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MAPAS MENTAIS COMO RECURSO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE BIOLOGIA

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Os mapas mentais são considerados grandes aliados dos docentes em várias áreas do conhecimento. No ensino de Biologia é um excelente recurso para aprendizagem, como também uma ótima ferramenta avaliativa, que possibilita ao aluno ser protagonista de sua formação, bem como desenvolver parte das habilidades que necessita. Por ser simples, esse recurso não depende de grandes gastos financeiros, nem de escritas extensas, mas de linhas, imagens, palavras e outras formas de comunicação estabelecidas pelos alunos. Assim, podem ser facilmente incorporados na rotina das salas de aula de escolas públicas. O presente trabalho visa relatar as percepções de professores em formação inicial, no que concerne a utilização de mapas mentais, visando uma maior compreensão dos conteúdos relacionados aos “Ciclos Biogeoquímicos”. O assunto foi ministrado durante as práticas de regência nas séries do 2° ano do ensino médio de uma escola estadual de Parnaíba-Piauí, parceira do programa residência pedagógica da UFDPar, subprojeto de Biologia. Inicialmente os conteúdos foram abordados em aula expositiva e dialogada e posteriormente, para fixar e revisar o conteúdo exposto, foi proposto a produção individual de mapas mentais, com uma breve explicação sobre como produzir esse recurso e qual seu objetivo. Dos 48 alunos matriculados, 30 produziram os mapas mentais, os quais possibilitaram verificar a capacidade de síntese, entendimento e organização das ideias desses alunos sobre o tema. As expressões ocorreram através de palavras-chave, conceitos e desenhos sinalizando, ter havido uma boa compreensão e absorção dos conteúdos por parte dos alunos. Percebeu-se ainda que, após essas produções, houve uma maior participação dos alunos durante as correções dos exercícios, demonstrando domínio e conhecimento do assunto. Assim, o uso dos mapas mentais funcionou como um excelente recurso para aprendizagem e fixação de conteúdo, sendo capaz de auxiliar o docente no seu papel como educador e na diversificação de estratégias didáticas diferenciadas.

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