A psicologia escolar é uma das diversas áreas de atuação do profissional psicólogo. Nela, os cuidados com a saúde mental, com o desenvolvimento da aprendizagem e com o fortalecimento da autonomia dos estudantes podem ocorrer através de um conjunto de ações coletivas e individuais realizadas no contexto escolar. Ao passo que é preconizado pelo Conselho Federal de Psicologia que não se culpabilize o(a) estudante, nem se individualize as dificuldades, a escuta individualizada não pode ser evitada e, neste propósito, compor o panorama institucional para futuras intervenções grupais. Assim, se usada com parcimônia e a partir de um olhar cartográfico, é possível usar este recurso na atuação da Psicologia Escolar. Este relato de experiência tem, portanto, o objetivo de apresentar uma das possibilidades de trabalho do psicólogo na escola: o atendimento psicológico individual. Vale destacar, que esta atividade é um recorte de ações desenvolvidas em instituições de ensino da rede pública municipal, mas o objetivo aqui é justamente discuti-la e diferenciá-la de um atendimento clínico. O atendimento psicológico individual no contexto escolar é um serviço voltado para a escuta e acolhimento de estudantes, profissionais das escolas e familiares vinculados às instituições de ensino, podendo contribuir para o fortalecimento desse cuidado a partir da sustentação de um espaço reflexivo inclusive sobre a escola e de encaminhamentos para outros serviços da rede.