Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A RETEXTUALIZAÇÃO COMO UMA ESTRATÉGIA DE INCENTIVO À PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO FUNDAMENTAL.

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Um dos grandes desafios das aulas de língua portuguesa, nas escolas públicas, ainda hoje, é efetivar as práticas de escrita entre os alunos, pois estes apresentam dificuldades de produzir um texto criativo, coerente, coeso e com marcas de autoria. Nesse cenário, a prática de retextualização pode assumir um papel importante no ambiente escolar, pois oferece ferramentas para desenvolver a capacidade de expressão escrita. Desta forma, a elaboração de uma proposta de intervenção pedagógica se configura enquanto caminho para promover a escrita de gêneros textuais através de estratégias de retextualização. Assim, objetivou-se apresentar uma proposta didática para minimizar as dificuldades dos alunos (anos finais do ensino fundamental) em relação a produção escrita, através da retextualização do gênero textual História em Quadrinhos (HQs) para o gênero textual Conto. E desse modo, levar os alunos a produzirem textos coesos/coerentes, a partir do sentido expresso no texto inicial, de forma a contribuir também para a ampliação da criatividade e da escrita autoral. Para isso, esta pesquisa pauta nos estudos de Marcuschi (2008; 2010), Koch (2013), Regina Lúcia Dell’Isola (2007) e Matêncio (2003), dentre outros. Essa proposta trata-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativa, com abordagem propositiva, baseada nos pressupostos teóricos da linguística textual. Como trata-se de um estudo propositivo, espera-se que os alunos, ao realizar a transposição de um gênero para outro, percebam as regularidades linguísticas entre eles e as modificações que foram necessárias realizar para manter os mesmos propósitos comunicativos. E ainda, ampliar o novo gênero, com elementos novos, autorais. Concluiu-se que a retextualização desempenhou uma relevante estratégia para a ressignificação do processo de produção textual, de forma a despertar o interesse do aluno pela atividade escrita. Assim, espera-se que os discentes consigam compreender o gênero- fonte, preservar a manutenção do assunto e ampliar as suas ideias na produção do gênero proposto.

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