O presente trabalho trata da análise do comportamento histórico da matemática a qual a transformou no que se conhece sobre ela, mas com um olhar no que ela pode vir a ser, visto que a história não se faz apenas com o passado mas também com eventos presentes, com isso evidencia-se as formas as quais a matemática veio sendo paradigmaticamente tratada por uma questão contextual aplicacional a qual necessita de uma rede de relações que deem sentido ao que se estuda nessa base a qual é o pilar da ciência. A pesquisa contextualiza o ensino da matemática aplicada à química usando a interdisciplinaridade entre conteúdos do ensino básico ao cálculo I do ensino superior. Foi realizado um curso remoto no ensino superior com alunos de diferentes semestres intitulado “Matemática para Químicos” em parceria com os grupos de pesquisa GEPEMI/GEPQ da URCA(Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática Inclusiva/Grupo de Pesquisa em Ensino de Química), Universidade Regional do Cariri, com sua 1ª edição 2020/2021 e 2ª edição 2022/2023, o qual foi formulado e ministrado por alunos da graduação de licenciatura em matemática para apresentar a matemática, sua aplicação na química e o seu contexto histórico de descobertas. Realizou-se pesquisa através de formulário do google, e por meio do referencial teórico buscou-se embasar a matemática que se conhece e a matemática resignificada criando uma rede de relações interdisciplinares.