POTENCIAL CRIATIVO NA INFÂNCIA: IMPLICAÇÕES E PERSPECTIVAS NO CHÃO DA ESCOLA
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Para responder a pergunta de pesquisa, delineou-se como objetivo geral identificar qual é a cultura institucional estabelecida nas escolas para valorizar o potencial criativo da infância. O debruçar-se sobre o chão da escola ressaltou o desejo deste trabalho em busca de um contato direto com a realidade vivenciada dentro das salas de aula no tocante aos elementos reveladores da perspectiva docente sobre a criatividade na infância e suas implicações no cotidiano escolar. Em virtude da polissemia de tal conceito, teóricos como Vygotsky e Dewey se tornaram base referencial no processo investigativo, e também outros importantes nomes que contribuíram para o avanço da pesquisa como: Martínez (2002), Alencar e Fleith (2003), Oliveira e Alencar (2012), Zigmunt Bauman (2013), Vickery (2016), Cardoso (2021). Em prol de atingir o objetivo proposto, foi realizado um estudo de caso etnográfico de abordagem qualitativa em uma escola pública e uma escola privada. 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