O objetivo principal deste estudo consiste em analisar a implementação prática da Educação em Direitos Humanos na sala de aula na Unidade Escolar “Dom Jaime Câmara” na zona urbana do município de Santa Quitéria – MA, alinhando-a com o projeto pedagógico da escola. Como objetivos específicos, buscou-se compreender o significado do termo Educação em Direitos Humanos, analisar o papel dos professores e suas relações com os alunos, e compreender as práticas da escola e suas contribuições para a consolidação de uma escola cidadã. No tocante a metodologia este estudo tem como base um estudo de caso, quanto à escolha do objeto de estudo, sendo descritiva, quanto aos objetivos, com abordagem de natureza qualitativa quanto a análise dos dados. Quanto a técnica utilizada para a coleta de dados se enquadra na pesquisa bibliográfica, de campo e a utilização de um questionário com perguntas abertas a gestora e três docentes da mencionada unidade escolar. Diante dos resultados, constatou-se que os professores possuem conhecimento e interesse em trabalhar a Educação em Direitos Humanos na escola. A instituição escolar é reconhecida como um espaço mediador do conhecimento em seus diversos aspectos, e o currículo da escola contempla a Educação em Direitos Humanos. A escola desempenha um papel influente na formação de valores humanos, visando uma sociedade mais justa e igualitária.