Este trabalho, de natureza qualitativa, apresenta os resultados de um curso de extensão no formato de formação/atualização desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação – Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Pernambuco - Campus Mata Norte (PPGE-UPE), na linha de formação de professores. Este curso teve como objetivo proporcionar aos professores, alternativas para contextualizar o conteúdo curricular de proporção para o Ensino Fundamental Anos Finais através de elementos matemáticos presentes no contexto da cultura local do município de Tracunhaém -PE, artesanato em cerâmica e nas práticas laborais dos seus trabalhadores. Neste curso de extensão, houve quatro minicursos (Educação Matemática, Etnomatemática, Teoria de Aprendizagem Significativa Ausubeliana e o conteúdo matemático de proporção), além de uma oficina vivenciada sob a tutela de uma artesã do barro. Foram utilizados o contexto cultural local como subsunçores, no intuito de ocasionar uma aprendizagem significativa em proporção. Como resultados foram observados uma evolução na compreensão dos participantes, pois antes das intervenções, a maioria deles não relacionavam a cultura local com os conteúdos matemáticos abordados em sala de aula e não compreendiam a importância da utilização de aportes teóricos em suas atividades pedagógicas. Após as intervenções realizadas, os participantes conseguiram reconhecer em vários fazeres dos trabalhadores do artesanato em cerâmica a noção de proporcionalidade, especialmente na mistura dos barros.