O Programa Residência Pedagógica (PRP), é um programa desenvolvido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que tem como objetivo o fomento da formação inicial docente pelos acadêmicos dos cursos de licenciatura com foco na educação básica. Assim, durante a participação no programa, os licenciandos são estimulados a atuar ativamente na prática de ensino escolar, sobretudo, estabelecendo relação entre a teoria nas disciplinas pedagógicas com a prática no dia a dia docente. Deste modo, o presente estudo teve como objetivo relatar as experiências de uma residente do curso de licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Princesa Isabel, durante a participação no Programa de Residência Pedagógica, tendo uma abordagem metodológica de pesquisa qualitativa e descritiva. Para tanto, foram utilizadas anotações e registros fotográficos das referidas vivências para desenvolver esse relato. Como resultado conclui-se que a experiência de participação no programa PRP contribui para o desenvolvimento de um olhar crítico e reflexivo sobre o “ser e fazer docente”, alinhando os conhecimentos teóricos obtidos durante a formação, com a prática, dada a execução do programa.