Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTIFICA COM ESTUDANTES DO ENSINO BÁSICO DE RIACHO DE SANTO ANTÔNIO - PB

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98093
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4576
    "inscrito_id" => 3609
    "titulo" => "ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTIFICA COM ESTUDANTES DO ENSINO BÁSICO DE RIACHO DE SANTO ANTÔNIO - PB"
    "resumo" => "Com a intenção de estabelecer uma maior conexão entre a ciência e a sala de aula, foram desenvolvidas propostas metódicas investigativas para a promoção da Alfabetização Científica significativa. É preciso criar estratégias didáticas que leve os alunos a discutir problemas, a ter autonomia intelectual e que relacione seu cotidiano com conhecimentos científicos e entenda o que isso pode acarretar à sociedade e ao ambiente. Uma alternativa seria o Ensino de Ciências por Investigação, sendo assim, essa pesquisa teve como objetivo analisar o aprendizado dos educandos e a potencialidade de atividades investigativas para a Alfabetização Cientifica com propostas de ensino por CTS e CTSA nas aulas de Ciências. Para alcançar esse objetivo, buscou-se responder à questão que norteou o trabalho de pesquisa: As atividades de investigação para uma Alfabetização Cientifica podem favorecer a compreensão do mundo e formação de sujeitos críticos e autônomos? Os participantes da pesquisa foram alunos do 9° ano de uma escola pública localizada no município de Riacho de Santo Antônio – PB. A pesquisa teve um caráter qualitativo com uma abordagem exploratória e descritiva, onde foram criadas estratégias para adaptar o conteúdo a uma sequência didática investigativa, todo processo foi analisado por meio da vivência dos alunos, dos registros das atividades desenvolvidas e observações. Os resultados apontam que o Ensino de Ciências por Investigação permite aos alunos uma maior compreensão de termos científicos e das relações existentes entre ciência, tecnologia, sociedade e meio ambiente, favorecendo o seu pensamento crítico e consciente, instigando-os na tomada de decisão para a construção do conhecimento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID3609_TB4576_17062023205516.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MÁRCIA ALBUQUERQUE"
    "autor_nome_curto" => "Márcia Albuquer"
    "autor_email" => "marciaaq_2010@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98093
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4576
    "inscrito_id" => 3609
    "titulo" => "ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTIFICA COM ESTUDANTES DO ENSINO BÁSICO DE RIACHO DE SANTO ANTÔNIO - PB"
    "resumo" => "Com a intenção de estabelecer uma maior conexão entre a ciência e a sala de aula, foram desenvolvidas propostas metódicas investigativas para a promoção da Alfabetização Científica significativa. É preciso criar estratégias didáticas que leve os alunos a discutir problemas, a ter autonomia intelectual e que relacione seu cotidiano com conhecimentos científicos e entenda o que isso pode acarretar à sociedade e ao ambiente. Uma alternativa seria o Ensino de Ciências por Investigação, sendo assim, essa pesquisa teve como objetivo analisar o aprendizado dos educandos e a potencialidade de atividades investigativas para a Alfabetização Cientifica com propostas de ensino por CTS e CTSA nas aulas de Ciências. Para alcançar esse objetivo, buscou-se responder à questão que norteou o trabalho de pesquisa: As atividades de investigação para uma Alfabetização Cientifica podem favorecer a compreensão do mundo e formação de sujeitos críticos e autônomos? Os participantes da pesquisa foram alunos do 9° ano de uma escola pública localizada no município de Riacho de Santo Antônio – PB. A pesquisa teve um caráter qualitativo com uma abordagem exploratória e descritiva, onde foram criadas estratégias para adaptar o conteúdo a uma sequência didática investigativa, todo processo foi analisado por meio da vivência dos alunos, dos registros das atividades desenvolvidas e observações. Os resultados apontam que o Ensino de Ciências por Investigação permite aos alunos uma maior compreensão de termos científicos e das relações existentes entre ciência, tecnologia, sociedade e meio ambiente, favorecendo o seu pensamento crítico e consciente, instigando-os na tomada de decisão para a construção do conhecimento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID3609_TB4576_17062023205516.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MÁRCIA ALBUQUERQUE"
    "autor_nome_curto" => "Márcia Albuquer"
    "autor_email" => "marciaaq_2010@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Com a intenção de estabelecer uma maior conexão entre a ciência e a sala de aula, foram desenvolvidas propostas metódicas investigativas para a promoção da Alfabetização Científica significativa. É preciso criar estratégias didáticas que leve os alunos a discutir problemas, a ter autonomia intelectual e que relacione seu cotidiano com conhecimentos científicos e entenda o que isso pode acarretar à sociedade e ao ambiente. Uma alternativa seria o Ensino de Ciências por Investigação, sendo assim, essa pesquisa teve como objetivo analisar o aprendizado dos educandos e a potencialidade de atividades investigativas para a Alfabetização Cientifica com propostas de ensino por CTS e CTSA nas aulas de Ciências. Para alcançar esse objetivo, buscou-se responder à questão que norteou o trabalho de pesquisa: As atividades de investigação para uma Alfabetização Cientifica podem favorecer a compreensão do mundo e formação de sujeitos críticos e autônomos? Os participantes da pesquisa foram alunos do 9° ano de uma escola pública localizada no município de Riacho de Santo Antônio – PB. A pesquisa teve um caráter qualitativo com uma abordagem exploratória e descritiva, onde foram criadas estratégias para adaptar o conteúdo a uma sequência didática investigativa, todo processo foi analisado por meio da vivência dos alunos, dos registros das atividades desenvolvidas e observações. Os resultados apontam que o Ensino de Ciências por Investigação permite aos alunos uma maior compreensão de termos científicos e das relações existentes entre ciência, tecnologia, sociedade e meio ambiente, favorecendo o seu pensamento crítico e consciente, instigando-os na tomada de decisão para a construção do conhecimento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.