Com a intenção de estabelecer uma maior conexão entre a ciência e a sala de aula, foram desenvolvidas propostas metódicas investigativas para a promoção da Alfabetização Científica significativa. É preciso criar estratégias didáticas que leve os alunos a discutir problemas, a ter autonomia intelectual e que relacione seu cotidiano com conhecimentos científicos e entenda o que isso pode acarretar à sociedade e ao ambiente. Uma alternativa seria o Ensino de Ciências por Investigação, sendo assim, essa pesquisa teve como objetivo analisar o aprendizado dos educandos e a potencialidade de atividades investigativas para a Alfabetização Cientifica com propostas de ensino por CTS e CTSA nas aulas de Ciências. Para alcançar esse objetivo, buscou-se responder à questão que norteou o trabalho de pesquisa: As atividades de investigação para uma Alfabetização Cientifica podem favorecer a compreensão do mundo e formação de sujeitos críticos e autônomos? Os participantes da pesquisa foram alunos do 9° ano de uma escola pública localizada no município de Riacho de Santo Antônio – PB. A pesquisa teve um caráter qualitativo com uma abordagem exploratória e descritiva, onde foram criadas estratégias para adaptar o conteúdo a uma sequência didática investigativa, todo processo foi analisado por meio da vivência dos alunos, dos registros das atividades desenvolvidas e observações. Os resultados apontam que o Ensino de Ciências por Investigação permite aos alunos uma maior compreensão de termos científicos e das relações existentes entre ciência, tecnologia, sociedade e meio ambiente, favorecendo o seu pensamento crítico e consciente, instigando-os na tomada de decisão para a construção do conhecimento.